Ensino de história numa perspectiva de direitos humanos: métodos e abordagens possíveis no ambiente escolar

Autores

  • Douglas Orestes Franzen

Palavras-chave:

Ensino. História. Direitos Humanos.

Resumo

O texto visa analisar possibilidades de práticas pedagógicas no ensino de História na Educação Básica sob os alicerces norteadores dos Direitos Humanos. Entendendo a perspectiva dos Direitos Humanos com uma perspectiva histórica, as práticas e os métodos são justificados diante da legislação educacional que fomenta tais princípios no ambiente escolar. Nesse sentido, a disciplina de História tem muito a colaborar e, principalmente, a problematizar, visto que a noção de Direitos Humanos está inserida numa conjectura de problematizações e contextos que, para além da perspectiva de direito fundamental, ressaltam uma noção de cidadania e consciência histórica.

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Publicado

2015-12-29

Como Citar

Franzen, D. O. (2015). Ensino de história numa perspectiva de direitos humanos: métodos e abordagens possíveis no ambiente escolar. Fronteiras, 17(30), 11–26. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4860

Edição

Seção

DOSSIÊ 08: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA I