Ensino de história numa perspectiva de direitos humanos: métodos e abordagens possíveis no ambiente escolar
Keywords:
Ensino. História. Direitos Humanos.Abstract
O texto visa analisar possibilidades de práticas pedagógicas no ensino de História na Educação Básica sob os alicerces norteadores dos Direitos Humanos. Entendendo a perspectiva dos Direitos Humanos com uma perspectiva histórica, as práticas e os métodos são justificados diante da legislação educacional que fomenta tais princípios no ambiente escolar. Nesse sentido, a disciplina de História tem muito a colaborar e, principalmente, a problematizar, visto que a noção de Direitos Humanos está inserida numa conjectura de problematizações e contextos que, para além da perspectiva de direito fundamental, ressaltam uma noção de cidadania e consciência histórica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-12-29
How to Cite
Franzen, D. O. (2015). Ensino de história numa perspectiva de direitos humanos: métodos e abordagens possíveis no ambiente escolar. Fronteiras, 17(30), 11–26. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4860
Issue
Section
DOSSIER TERRITORIES AND FRONTIERS OF HISTORY TEACHING
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).