Antonieta de Barros na formação e na construção dos direitos femininos em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v26i46/47/48.20026

Palavras-chave:

Escolas profissionais femininas, Antonieta de Barros, Papéis de gênero, Escolarização, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O presente artigo objetiva aprofundar o debate sobre os papéis de gênero constituídos no início do século XX nas ofertas iniciais da educação profissional em Santa Catarina, considerando as demandas defendidas pela professora e deputada Antonieta de Barros. Está apoiado pelos estudos de Souza e Carrieri (2010); Saffioti (1999, 2010); Louro (1995, 2007, 2014,); Goldman (2014); Fonseca (2000); Dutra (2012) e Camara (2003).  Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, apoiado em uma pesquisa qualitativa, com aporte teórico condizente aos estudos de gênero e aos marcadores históricos e sociais. O contexto histórico e os argumentos da defesa por instrução proferidos por Antonieta de Barros retratam marcadores sociais importantes, e debatem sobre a importância das mulheres educadoras e merecedoras de uma educação de qualidade.  Conclui-se que a educação profissional feminina na época não era neutra, mas sim excludente, condicionando as mulheres a papéis domésticos. Destaca-se a importância das lutas de Antonieta de Barros para a conquista de direitos da população feminina, das populações pobres e negras em Santa Catarina. Ainda hoje, as causas defendidas por Antonieta permanecem como pautas não alcançadas, como a educação inclusiva e de qualidade, igualdade salarial e superação de preconceitos.

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Biografia do Autor

Sidneya Magaly Gaya, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutoranda pelo Programa CAPES-EPIDEMIAS (Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias) em parceria entra a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do  Grupo de Pesquisa Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de SantaCatarina UFSC

Doutora em Educação pela UFSC

Estágio de pós-doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Uneb

Docente do PPGE/UFSC

herminialaffin@gmail.com

Samira de Moraes Maia Vigano, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela UFSC

Estágio de pós-doutorado em Educação pela UFSC

Docente do Departamento de Pedagogia da FAED/UDESC

samirammvigano@gmail.com

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

Gaya, S. M., Laffin, M. H. L. F., & Vigano, S. de M. M. (2025). Antonieta de Barros na formação e na construção dos direitos femininos em Santa Catarina. Fronteiras, 26(46/47/48), 37–65. https://doi.org/10.30612/frh.v26i46/47/48.20026

Edição

Seção

ARTIGOS