Artes da memória de povos em diáspora: História e Pedagogia em “condições de enunciação”
Palabras clave:
Pós-colonial. Antirracial. Lutas culturais. “Opções decoloniais”.Resumen
Em intervenções críticas à colonialidade e ao racismo, desconstruindo seus discursos e práticas históricas engendradas, em investimentos na contramão de seus desígnios, apontamos possibilidades de rearticular vínculos sociais no sentido de uma virada cultural. Em direção interdisciplinar, intertextual, intercultural, em diálogos comunitários, repensamos abordagens na produção/transmissão de conhecimentos históricos, reorganização curricular, práticas de ensino/aprendizagem a partir do potencial de opções pedagógicas descoloniais contidas nas Leis n. 10.639/2003 e 11.645/208, para o ensino básico e fundamental.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-28
Cómo citar
Antonacci, M. A. (2016). Artes da memória de povos em diáspora: História e Pedagogia em “condições de enunciação”. Fronteiras, 18(31), 244–256. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5466
Número
Sección
DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).