Artes da memória de povos em diáspora: História e Pedagogia em “condições de enunciação”

Autores/as

  • Maria Antonieta Antonacci Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Pós-colonial. Antirracial. Lutas culturais. “Opções decoloniais”.

Resumen

Em intervenções críticas à colonialidade e ao racismo, desconstruindo seus discursos e práticas históricas engendradas, em investimentos na contramão de seus desígnios, apontamos possibilidades de rearticular vínculos sociais no sentido de uma virada cultural. Em direção interdisciplinar, intertextual, intercultural, em diálogos comunitários, repensamos abordagens na produção/transmissão de conhecimentos históricos, reorganização curricular, práticas de ensino/aprendizagem a partir do potencial de opções pedagógicas descoloniais contidas nas Leis n. 10.639/2003 e 11.645/208, para o ensino básico e fundamental.

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Biografía del autor/a

Maria Antonieta Antonacci, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado

2016-07-28

Cómo citar

Antonacci, M. A. (2016). Artes da memória de povos em diáspora: História e Pedagogia em “condições de enunciação”. Fronteiras, 18(31), 244–256. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5466

Número

Sección

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II