A formação de professores para o ensino de História: impasses em perspectiva

Autores/as

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal da Grande Dourados
  • Nicelma Josenila Brito Soares

Palabras clave:

Formação de Professores. Ensino de História. Legislação. Produções acadêmicas.

Resumen

Não é incomum o fato de que as produções que contemplam a temática educacional no Brasil, o façam por meio do enfoque aos impasses que conformam esta área em nossa sociedade. Constitui um dado da contemporaneidade, a adoção, nas publicações científicas, de expressões sinalizadoras dos múltiplos desafios que permeiam a experiência nesta seara. Neste sentido, este trabalho se propõe a refletir sobre os impasses que permeiam a área da educação, a partir da inspeção aos processos formativos para o Ensino de História, sob a perspectiva da legislação, da produção acadêmica e da formação de professores. A análise é subsidiada pelas formulações teóricas que se ocupam da formação de professores, em âmbito mais geral (GATTI, 2010; GATTI, BARRETO E ANDRÉ, 2011; VEIGA,1998) e do ensino de História (CAIMI, 2008, 2013, 2015; COELHO e COELHO, 2015; COELHO e RIBEIRO, 2015; MELLO, 2014; RIBEIRO, 2004, 2011, 2015; ROCHA e CAIMI, 2014; VALÉRIO e RIBEIRO, 2013). Em face da ênfase à ideia do ensino de História como mobilizador da consciência histórica, os impasses, a que este ensaio fazem remissão, conformam a experiência da formação para o ensino de História, em função da possibilidade de instauração de uma nova compreensão, que concorra para essa mobilização.

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Biografía del autor/a

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado

2016-07-28

Cómo citar

Coelho, W. de N. B., & Soares, N. J. B. (2016). A formação de professores para o ensino de História: impasses em perspectiva. Fronteiras, 18(31), 51–67. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5457

Número

Sección

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II