A formação de professores para o ensino de História: impasses em perspectiva

Authors

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal da Grande Dourados
  • Nicelma Josenila Brito Soares

Keywords:

Formação de Professores. Ensino de História. Legislação. Produções acadêmicas.

Abstract

Não é incomum o fato de que as produções que contemplam a temática educacional no Brasil, o façam por meio do enfoque aos impasses que conformam esta área em nossa sociedade. Constitui um dado da contemporaneidade, a adoção, nas publicações científicas, de expressões sinalizadoras dos múltiplos desafios que permeiam a experiência nesta seara. Neste sentido, este trabalho se propõe a refletir sobre os impasses que permeiam a área da educação, a partir da inspeção aos processos formativos para o Ensino de História, sob a perspectiva da legislação, da produção acadêmica e da formação de professores. A análise é subsidiada pelas formulações teóricas que se ocupam da formação de professores, em âmbito mais geral (GATTI, 2010; GATTI, BARRETO E ANDRÉ, 2011; VEIGA,1998) e do ensino de História (CAIMI, 2008, 2013, 2015; COELHO e COELHO, 2015; COELHO e RIBEIRO, 2015; MELLO, 2014; RIBEIRO, 2004, 2011, 2015; ROCHA e CAIMI, 2014; VALÉRIO e RIBEIRO, 2013). Em face da ênfase à ideia do ensino de História como mobilizador da consciência histórica, os impasses, a que este ensaio fazem remissão, conformam a experiência da formação para o ensino de História, em função da possibilidade de instauração de uma nova compreensão, que concorra para essa mobilização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Published

2016-07-28

How to Cite

Coelho, W. de N. B., & Soares, N. J. B. (2016). A formação de professores para o ensino de História: impasses em perspectiva. Fronteiras, 18(31), 51–67. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5457

Issue

Section

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II