Os concursos para docentes do ensino superior na área ensino de História

Autores/as

  • Raquel Alvarenga Sena Venera Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

História da Educação. Política Educacional. Ensino de História.

Resumen

Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa sobre as práticas discursivas privilegiadas nos concursos para docentes do Ensino Superior, adjunto e ou assistente, desenvolvida em 2010. As fontes foram analisadas se utilizando da Análise do Discurso, AD, em diálogo com a História do Tempo Presente. Os resultados evidenciam que não está em questão o sentido imediato de leitura que os editais suscitam, mas estamos, no tempo presente, diante de escolhas entre os profissionais com graduação em História que decidiram pesquisar temas específicos do ensino ou aqueles que preferiram continuar na História com outros temas alheios ao ensino. Esse dado aponta para uma memória de “longa duração” nos sentidos sobre formação docente.

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Biografía del autor/a

Raquel Alvarenga Sena Venera, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado

2016-07-28

Cómo citar

Venera, R. A. S. (2016). Os concursos para docentes do ensino superior na área ensino de História. Fronteiras, 18(31), 17–31. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5450

Número

Sección

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II