História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais

Authors

  • Luís César Castrillon Mendes Universidade Federal da Grande Dourados
  • Mairon Escorsi Valério
  • Renilson Rosa Ribeiro

Keywords:

Ensino de História. Livro Didático. Guias do PNLD. História dos africanos e afrodescendentes.

Abstract

Nos dias atuais a complexidade inerente ao processo de ensino e aprendizagem impõe novos desafios para o professor-pesquisador. Particularmente em se tratando do Ensino de História, disciplina de formação humanística, há a necessidade de articulação de diferentes saberes, teorias e métodos associados às novas exigências curriculares, principalmente após as promulgações das Leis n. 10.639/03 e 11.645/08. Abordar novas narrativas e articular outros protagonistas para figurarem na história tornam-se imperativos. Neste ensaio, procuramos analisar um importante veículo que se encontra ligado a essas articulações: o livro didático de história, enquanto um complexo objeto cultural, ligado às políticas públicas e a sua adaptabilidade às novas exigências contemporâneas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luís César Castrillon Mendes, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Published

2016-07-28

How to Cite

Mendes, L. C. C., Valério, M. E., & Ribeiro, R. R. (2016). História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais. Fronteiras, 18(31), 143–168. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5461

Issue

Section

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II