Re-conhecendo Armauer Hansen: o cientista da lepra e o personagem histórico
Keywords:
Armauer Hansen. História das doenças. História da lepra.Abstract
O presente artigo pretende lançar luz a questões históricas e pessoais da vida de um importante personagem científico da virada dos séculos XIX e XX. Ao dedicar quase toda sua existência ao estudo de uma enfermidade tão singular e estigmatizada como a lepra, o médico norueguês Armauer Hansen alcançou resultados bastante positivos, a ponto de fazer com que a doença ganhasse seu próprio nome em alguns países. Dotado de uma singular capacidade retórica e de uma personalidade forte, Hansen viveu em um dos períodos científicos mais profícuos da contemporaneidade e teve vários desafios ao longo de sua vida acadêmica, alguns dos quais serão aqui apresentados a partir de fontes primárias e mesmo de anotações pessoais, além de sua autobiografia, publicada na década de 1970. “Re-conhecer” Armauer Hansen significa neste trabalho oferecer ao leitor a oportunidade de se deparar com aspectos pessoais, políticos e científicos até então pouco conhecidos de sua trajetória, no intuito não de criticá-lo ou vangloriá-lo, mas tão somente situá-lo enquanto personagem histórico singular, humano e falível, instigando novos questionamentos por parte da historiografia da ciência.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-07-29
How to Cite
Bechler, R. G. (2011). Re-conhecendo Armauer Hansen: o cientista da lepra e o personagem histórico. Fronteiras, 13(23), 59–96. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/1420
Issue
Section
DOSSIER HISTORY OF THE HEALTH
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).