Penas como práticas de conversão nas reduções jesuítico-guarani da Província do Paraguai (século XVII)
Palavras-chave:
Reduções jesuítico-Guarani, Pecados, PenasResumo
Este artigo examina os registros de penas em documentos jesuíticos referentes às Reduções da Província Jesuítica do Paraguai, no século XVII. O estudo realiza-se com análise da obra Conquista Espiritual de Antônio Ruiz de Montoya S. J. e da Coleção De Angelis que é composta por correspondências oficiais e internas de jesuítas missionários. A análise destes documentos evidencia a atuação jesuítica diante do não reconhecimento de práticas indígenas e seus efeitos nos comportamentos indígenas.Downloads
Referências
FAUSTO, Carlos. Fragmentos da história e cultura tupinambá: da etnologia como instrumento crítico de conhecimento etno-histórico. In: CUNHA, M. História dos índios no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1992. p. 381-396.
FLECK, Eliane D. Almas cristãs em corpos doentes – sensibilidade barroca nas reduções jesuítico-guaranis do século XVII. In: KEIL, I.; TIBURI, M. O corpo torturado. [S.l.]: Escritos, [s.d.]. p. 201-226.
FLECK, Eliane D. O domínio das almas e o controle dos corpos – estratégias jesuíticas para ‘viver em redução’ (Província Jesuítica do Paraguay, século XVII). Universum, año 22 (2): 74-91, 2007.
FLECK, Eliane D. Nas franjas do texto e do tempo: sensibilidade no espaço das experiências reducionais. Revista de História, USP, v. 156, p. 59-77, 2007.
MASSIMI, Marina. A Psicologia dos Jesuítas: uma contribuição à História das Idéias Psicológicas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14(3), p. 625-633, 2001. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 11 out. 2008.
MONTEIRO, John. Os Guarani e a História do Brasil Meridional In: CUNHA, M. História dos índios no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1982. p. 475-498.
PÉCORA, Alcir. Cartas à Segunda Escolástica In: NOVAES, Adauto (org.). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Cia das Letras, 1999. p. 382.
RODRIGUES, Luiz Fernando Medeiros S. J. “Punições, pena e penitência”: uma proposta interdisciplinar para a questão da punição e da pena na sociedade Contemporânea. Texto apresentado no Seminário sobre Punição e Pena na Sociedade Contemporânea /UERJ, 2007. (Impresso).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).