A colonização do Estado Novo em Mato Grosso, 1937-1945: o discurso e a história
Palavras-chave:
Discurso e história. Governo Vargas. Estado Novo. Imaginário. Colonização.Resumo
Este trabalho busca refletir acerca da função dos discursos de Vargas quando da implantação do projeto de colonização do Estado Novo no período de 1937-1945, no sul do Estado de Mato Grosso, através da criação da CAND (Colônia Agrícola Nacional de Dourados), onde a figura de Vargas assumiu importância significativa _ a ele foi atribuído o desenvolvimento da região.
Downloads
Referências
BACZKO, Branislaw. Imaginação Social. In: Ruggero Romano (dir). Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, vol. 5, p .296-332, 1985.
CANCELLI, Elizabeth. O mundo da violência: a política da Era Vargas. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1990.
FONSECA, Pedro Cezar Dutra. Vargas: o capitalismo em construção. São Paulo: Brasiliense, 1989.
GOMES, Ângela de Castro. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
IANNI, Octávio. A formação do Estado populista na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.
LENHARO, Alcir. Colonização e trabalho no Brasil: Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste. Campinas: UNICAMP, 1985.
LENHARO, Alcir. Sacralização da política. 2.ed. Campinas : Papirus, 1986.
LENHARO, Alcir. A terra para quem nela não trabalha: a especulação com a terra no Oeste brasileiro nos anos 50. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 47-64, mar./ago. 1986.
MARTINS, Silvia Helena Zanirato. Artifícios do ócio: mendigos e vadios em São Paulo (1933-1942). Tese de Doutorado - UNESP - Assis, 1996.
NEIVA, Artur Hehl. O povoamento do Brasil, características gerais. In: AHN/NEIVA, A PI 66.00.00 CPDOC/FGV: Rio de Janeiro, 1996, p. 2.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. O Sebastianismo no Brasil: o imaginário em movimentos messiânicos nacionais. Revista USP, dez. 1993/jan. 1994.
RICARDO, Cassiano. Marcha para Oeste. 4.ed. Rio de Janeiro : José Olympio: Edusp, 1970. 2v.
VARGAS, Getúlio Dornelles. A Nova Política do Brasil. Rio de Janeiro : José Olympio, 1940.
VARGAS, Getúlio Dornelles. O trabalhador brasileiro no Estado Novo (01 de maio de 1941). In: A Nova Política do Brasil. Vol. 8, Rio de Janeiro : J. Olympio, 1941.
VELHO, Otávio Guilherme. Capitalismo autoritário e campesinato. São Paulo : Difel, 1976 (Col. Corpo e Alma do Brasil).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).