Gestão Escolar: um estudo de caso na concepção dos diretores

Autores

  • Karla Alexandra Benites Florenciano Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) http://orcid.org/0000-0003-2425-6839
  • Bianca Rodrigues Marcelino Alexandre Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Maria Elena Aquino Dutra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.8759

Palavras-chave:

Gestão democrática. Gestor. Escola.

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar um estudo de caso realizado na disciplina de Gestão Escolar do 4° Semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) diante das discussões em sala de aula, do qual foi solicitado pela professora que realizássemos uma entrevista com um diretor de uma escola pública ou privada para conhecer como é a função do gestor nestas escolas. As entrevistas foram realizadas com dois diretores de duas escolas públicas municipais, onde estes relataram sobre as dificuldades, as superações e os contrastes encontrados na gestão escolar, além de seus anseios diante das normas impostas e das resistências que enfrentam para administrar os problemas financeiros, pedagógicos e até pessoais que perpassam por toda a escola. A proposta inicial da entrevista é que ela fosse filmada do qual apenas o primeiro entrevistado permitiu que fosse feito desta maneira, já o segundo optou pela gravação da entrevista em áudio, permitindo que colocasse fotos da escola. Desta forma, aqui estão situadas as perguntas realizadas e as respostas dos entrevistados relacionado-as com teóricos que dão alusão a gestão democrática e suas características, promovendo uma análise e reflexão sobre o que é a gestão e como ela é vista hoje por aqueles que atuam nesta área da educação. A partir deste estudo, verificou-se que o gestor escolar exerce um papel de grande responsabilidade perante a comunidade escolar e que quando este trabalho é realizado com a participação efetiva de todos, a gestão democrática torna se possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Alexandra Benites Florenciano, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Gestão escolar

Bianca Rodrigues Marcelino Alexandre, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Gestão Escolar

Maria Elena Aquino Dutra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Gestão Escolar

Referências

BRASIL. Dados do Ideb. INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Disponível em: portal.inep.gov.br/web/guest/ideb. Acesso em Dezembro de

CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão Democrática da Educação: exigências e desafios. Revista RBPAE, v.18, n° 2, Jul/Dez. 2002. Disponível em: <https://scholar.google.com.br> Acesso em Novembro de 2017.

DESSEM Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Paideia (Ribeirão Preto), v. 17, p. 21-32, 2007.

LAKATOS, Eva Maria. FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LUCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Ed. Positivo, Curitiba, 2009.

PARO, Victor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n°3, pg.763 – 778, Set/Dez de 2010.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola. Papirus Editora, 2005.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

Florenciano, K. A. B., Alexandre, B. R. M., & Dutra, M. E. A. (2019). Gestão Escolar: um estudo de caso na concepção dos diretores. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 6(11), 93–106. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.8759

Edição

Seção

Artigos