Avaliação da integridade ambiental da Zona Especial de Interesse Ambiental do córrego Curral de Arame, Dourados (MS) através de Protocolo de Avaliação Rápida
DOI:
https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i10.8588Palavras-chave:
Zona Especial de Interesse Ambiental-ZEIA. Microbacia. Plano Diretor.Resumo
O município de Dourados teve as Zonas Especiais de Interesse Ambiental (ZEIA) instituídas pelo Plano Diretor Municipal (Lei Complementar n° 72 de 2003), que as define no Art. 36 como “todas as áreas do território municipal demarcada de acordo com suas características físico-bióticas, enquadradas como: áreas de proteção aos mananciais, áreas degradadas, unidades de conservação do município” (DOURADOS, 2003). Neste sentido, o objetivo do presente estudo foi diagnosticar o uso e ocupação da ZEIA inserida na microbacia no córrego Curral de Arame em Dourados, Mato Grosso do Sul.Downloads
Referências
CALLISTO, M.; FERREIRA, W. R.; MORENO, P.; GOULART, M.; PETRUCIO, M. 2002. Aplicação de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de hábitats em atividades de ensino e pesquisa (MG-RJ). Acta Limnologica Brasiliensia, v.14, n.1, p. 91-98.
DOURADOS. Lei Complementar n° 72 de 30 de dezembro de 2003. Plano Diretor de Dourados. 2003.
FERREIRA, P. S.; PEREIRA, J. G. Identificação de Zonas Especiais de Interesse Ambiental Localizadas no Atual Perímetro Urbano do Município de Dourados. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012, Dourados. Resumos expandidos e trabalhos completos do ENEPE. Dourados: Editora UFGD, 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS-IBGE, Cidades, 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/dourados/panorama> Acesso em: 29 de nov. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.