A Ínteri Jr. e o movimento Empresa Júnior como instrumentos do ecossistema empreendedor do Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i8.7664Palavras-chave:
Empreendedorismo , Ecossistema , Empreendedor , Movimento empresa júniorResumo
O presente artigo se propõe a discutir como as empresas júniores são relevantes no debate sobre ecossistemas empreendedores. Como foco teremos a Ínteri Jr., Empresa Júnior do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Através da apresentação de sua trajetória institucional e de consultorias prestadas, abordaremos o funcionamento do Ecossistema Empreendedor do Mato Grosso do Sul. O movimento empresa júnior no estado começou de fato em 2012, com a caracterização da Ínteri Jr. como sendo a primeira empresa júnior na região a atuar em rede. Após sua fundação, outros universitários de outros cursos foram inspirados e novas empresas júniores começaram a surgir dentro dessa mesma perspectiva, o que levou à fundação da Federação de Empresas Júniores do Mato Grosso do Sul. Nesse contexto será apresentado que, a economia tradicional da região não deve ser tomada como fator limitante das possibilidades de desenvolvimento econômico e as empresas júniores do estado vieram justamente para potencializar este desenvolvimento de forma acessível e de qualidade.Downloads
Referências
BRAGA MARTES. Ana Cristina. Weber e Schumpeter: a ação econômica do empreendedor. Revista de Economia Política. vol.30 no.2 São Paulo, 2010.
BRASIL JUNIOR. Censo & Identidade 2016. São Paulo: Confederação Brasileira das Empresas Júniores, 2017. Disponível em: http://brasiljunior.rds.land/censo-identidade-relatorio-2016. Acesso em 06 de setembro de 2017.
CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Márcia. Empreendedorismo, decolando para o futuro: as lições do voo livre aplicadas ao mundo corporativo. Rio de Janeiro: SEBRAE, 2012.
DELA COLETA, José Augusto. A escala de lócus de controle interno-externo de Rotter: um estudo exploratório. Arquivos Brasileiros de Psicologia, ISOP/FGV, v.31, n.4, 1979.
ENDEAVOR BRASIL. O que é Empreendedorismo? Disponível em: <https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/> Acesso em 20 nov.2017.
ISENBERG. Daniel. The Entrepreneurship Ecosystem Strategy as a New Paradigm for Economic Policy: Principles for Cultivating Entrepreneurship. May 11, 2011.
MARTINELLI, Joacir. Locus de controle. Disponível em: < http://www.duomoeducacao.com.br/Lideranca/locus-de-controle.html>. Acesso em 20 nov. 2017.
PINCHOT III, Gifford. Intrapreneuring: why you don't have to leave the corporation to become an entrepreneur. New York, Harper & Row, 1985.
SCHUMPETER, Joseph. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1961.
UFGD. Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017. Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento de Universidade Federal da Grande Dourados, 2014. Disponível em: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/ADMINISTRACAO-UFGD/PDI%20UFGD%202013_2017.pdf. Acesso em: 06 de setembro de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Hermes Moreira Jr., Elis Poli Chiachio, Renata Ruiz Simas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.