Ecologia de ambientes aquáticos em extensão: experiências do grupo de pesquisa em Ecologia e Biologia de Invertebrados – EBI/UEMS
Palavras-chave:
Extensão universitária, Ecologia de riachos, Preservação ambientalResumo
O presente estudo relata as atividades e ações, bem como os processos que levaram o Grupo de Pesquisa em Ecologia e Biologia de Invertebrados (EBI) a aproximar a sociedade (senso comum) da pesquisa acadêmica através das práticas de extensão universitária. Para isso foram produzidas, maquetes de riachos e lagos, jogos educativos, palestras, site na internet e atividades de ilustração científica que serviram para envolver a comunidade e discutir os diversos problemas da região. Verificou-se que estas ferramentas, bem como as ações do Grupo foram bastante eficazes na participação e envolvimento principalmente com as crianças e jovens. Da mesma forma, a aproximação com a comunidade foi um importante processo de (re) apropriação da pesquisa como bem comum, tendo, assim, maior representatividade social para os pesquisadores.Downloads
Referências
BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação -PNE e dá outras providências. 2014
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas. 2011.
CARVALHO, E. M.; ROCHA, V. S.; MISSIRIAN, G. L. B. Percepção ambiental e sensibilização de alunos do ensino fundamental para preservação da mata ciliar. REMEA -Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. 23, n. 1, p.168-182, 2009.
CARVALHO, E. M.; CHACUR, M. M. Jogo Ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico. REMEA -Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. 28, n. 1, p.274-288, 2012.
CARVALHO, E. M.; RUSSO, M. R.; NAKAGAKI, J. M. Utilização de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats em ambientes lóticos. Revista Ibero‐Americana de Ciências Ambientais,v.5, n.1, p.129‐139, 2014.
CASTRO, R. C F. Impacto da Internet no fluxo da comunicação científica em saúde. Revista Saúde Pública, v.40, n.1, p.57-63, 2006.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação?13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
ITO, M. N.; PEREIRA, N. S.; NAKAGAKI, J. M.; CARVALHO, E. M. de. A arte da ilustração científica manual em taxonomia zoológica. Anais do Simpósio Brasil-Japão. Campo Grande/MS. 2010.
LEMKE, A. P.; BEZERRA, R. A.; PEREIRA, J. G. Uso e ocupação do solona micro-bacia do córrego Água Boa. Anais 2º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal,Corumbá, 7-11 novembro 2009, Embrapa Informática Agropecuária/INPE, p.853-860. 2009
NUNES, A. L. P. F.; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v.4, n.7, p.119-133, 2011.
RAPATÃO, V. S. e PEIRÓ, D. F. Ilustração científica na Biologia: aplicação das técnicas de lápis de cor, nanquim (pontilhismo) e grafite. Revista da Biologia,v.16, n.1, p.7-14, 2016.
SILVA, G. M. dos S.; RIBAS, F. B. e FREITAS, M. S. T. de. Transformação de coordenadas aplicada à construção da maquete tridimensional de uma constelação.Revista Brasileira de Ensino de Física [online], v.30, n.1, p.1306.1-1306.7, 2008.
SILVA, M. S.; VASCONCELOS, S. D. Extensão universitária e formação profissional: avaliação da experiência das ciências biológicas na Universidade Federal de Pernambuco. Estudos em Avaliação Educacional, v.17, n.33, p.119-136, 2006.
SOUZA, V. C. de A.; JUSTI R. Estudo da utilização de modelagem como estratégia para fundamentar uma proposta de ensino relacionada à energia envolvida nas transformações químicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v.10, n.2, p.1.26, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Emerson Machado de Carvalho, Mônica Mungai Chacur, Cynthia de Barros Mansur, Nathaskia Silva Pereira, Mieko Nagato Ito, Jelly Makoto Nakagaki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.