História e racismo no Brasil: uma afirmação para identidade
Palavras-chave:
Cultura Afro-Brasileira, Comunidade, DiversidadeResumo
O presente texto pretende mostrar as ações do Projeto de Extensão “História e racismo o Brasil uma afirmação para identidade”. Desenvolvido na Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Iporá. Inicialmente abordará a importância da pesquisa e da extensão na formação acadêmica e sua contribuição para a sociedade. O Projeto se destina a aprimorar a formação dos alunos do curso de História para trabalhar a questões étnicas raciais. As ações desenvolvidas com as comunidades têm como objetivo discutir a cultura negra brasileira abordando a realidade da população local. As atividades organizadas por meio de interação entre a universidade e comunidade visando atender os anseios dos grupos beneficiados com o Projeto.Downloads
Referências
CASTRO, L. M. C. – UERJ. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores GT: Política de Educação Superior /n.11. Apresentada ao Instituto de Medicina Social/UERJ como requisito para a qualificação do Doutorado em Saúde Coletiva. 2013
CAVALLEIRO, E. Do silêncio do lar, ao silêncio escolar. Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 1ª edição. São Paulo: Contexto, 2000.
CAVALLEIRO, E. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo negro, 2001.
DIRETRIZES, Curricular Nacionais para a Educação das Étinico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasilia, 2004.
MELO, A. F. de; FILHO, N. de A.; RIBEIRO, R. J. Por uma Universidade socialmente relevante. Forum Nacional de Educação Superior. Brasilia, 2009.
MINISTÉRIO, da Educação. Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais, Brasília 2006.
MUNANGA, K. (Organizador). Superando o racismo na sala de aula. Ministério da Educação, Secretaria da educação continuada e diversidade. Brasilia, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Madalena Dias Silva Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.