O Ensino de ciências através da prática agrícola a horta na escola indígena da aldeia Pirajuí, município de Paranhos, MS

Autores

  • Monica Monica Benites Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Zefa Valdivina Pereira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Andréia Andréia Sangalli Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Shaline Séfara Lopes Fernandes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Carla Tais Nevoleti Correia Lima Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v1i2.3279

Palavras-chave:

Hortaliças, Comunidade indígena, Educação ambiental

Resumo

Este trabalho teve por objetivo implantar uma horta no espaço escolar junto com os alunos do 5º ano da Educação Infantil da escola Municipal Adriano Pires, Aldeia Pirajuí, município de Paranhos, MS. Por meio deste poder promover hábitos de alimentação saudável e contribuir para o ensino e aprendizagem de ciências. Antes da construção da horta com as crianças, foi realizada uma entrevista com o senhor Zacarias Recalde de 72 anos de idade, com o intuito de buscar informações sobre os tipos de hortas que eram feitos pelos Guaranis no passado, e por fim iniciaram-se as atividades de construção da horta. Através da experiência da horta na escola Municipal Adriano Pires tornou-se possível o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais como participação, relação interpessoal, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. Os alunos se tornaram capazes de analisar e discutir as melhores formas para manter um ambiente saudável, favorecendo também que adquiram um cuidado maior com a alimentação e a higiene. A horta na escola permitiu resgatar um pouco do conhecimento tradicional guarani, resgatando algumas espécies que pouco tem sido plantado na aldeia como, por exemplo, o cara.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-09-24

Como Citar

Benites, M. M., Pereira, Z. V., Sangalli, A. A., Fernandes, S. S. L., & Lima, C. T. N. C. (2014). O Ensino de ciências através da prática agrícola a horta na escola indígena da aldeia Pirajuí, município de Paranhos, MS. RealizAção, 1(2), 38–49. https://doi.org/10.30612/realizacao.v1i2.3279

Edição

Seção

Artigos