Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista MovimentAção?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Antes de qualquer submissão, os/as autores/as devem preencher todos os campos do perfil solicitados adequadamente, sob pena dos trabalhos serem devolvidos/arquivados. Portanto, tenha certeza de que o Perfil contenha as informações imprescindíveis para o processo de avaliação e edição dos originais, caso forem aceitos.

 

A revista MovimentAção irá considerar para publicação trabalhos originais sob a forma de artigos, entrevistas, notas prévias de pesquisas, resenhas e resumos de teses e dissertações. Eventualmente, serão organizados dossiês temáticos que receberão trabalhos em formato de artigo, respeitando as políticas e diretrizes da revista.

 

Artigos: deverão ter entre doze e vinte e cinco laudas e possuir resumo de no máximo 250 palavras (em espaçamento simples) e três palavras chave, além do título, resumo e palavras chave obrigatórios na língua inglesa e espanhola e, opcionalmente, outras línguas.

Para submeter artigos, baixe e utilize o Modelo para Artigos da revista MovimentAção. Seu uso é obrigatório.

 

Entrevistas: deverão ter no máximo dez laudas.

 

Notas Prévias: as notas prévias deverão contemplar a descrição de quadro teórico-metodológico. Deverão ter no máximo dez laudas e possuir resumo de no máximo 250 palavras (em espaçamento simples) e três palavras chave.

 

Resenhas: obras publicadas a no máximo dez (10 anos). Deverão ter de três a cinco laudas e não deve conter título, apenas a referência completa da obra resenhada (não contém resumo).

Para submeter resenhas, baixe e utilize o Modelo para Resenhas da revista MovimentAção. Seu uso é obrigatório.

 

Resumos de teses e dissertações: deverão conter no máximo vinte laudas, e possuir um resumo de no máximo 250 palavras e três palavras chave.

 

Todos os textos deverão ser digitados em Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado. Espaçamento entre linhas 1,5, margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm.  O título deverá ser escrito com base nas configurações estabelecidas no Template - seja artigo ou resenha. O nome do autor deve estar preenchido com a palavra "Autor", e o rodapé, que constam demais informações como a instituição, titulação e e-mail, deverá ser preenchido com a frase "Resumo da Biografia", entendendo que essas informações foram adequadamente preenchidas no perfil da revista, e serão incluídas no texto pelos editores caso o trabalho seja aprovado para publicação. Deverão ser evitadas notas de rodapé no corpo do texto, utilizadas quando estritamente necessárias e de maneira sucinta.

 

Idiomas: O periódico aceita trabalhos em Português, Espanhol, Guarani e Inglês.

 

Citações:

Citações indiretas serão integradas ao texto, juntamente com a identificação (Autor/Ano da publicação). Citações diretas curtas (até três linhas) integrarão o corpo do texto, entre aspas, apresentando a identificação (Autor, Ano da publicação, Indicação da página). Citações diretas longas (mais de três linhas) serão separadas do texto, recuadas 4 cm à direita, apresentando a identificação (Autor, Ano da publicação, Indicação da página), com espaçamento simples.

 

Referências bibliográficas: deverão ser colocadas em espaçamento simples.

Obras completas: SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Editora, ano.

Ex: DAVIS, Natalie Zemon. Nas Margens: três mulheres do século XVII. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Capítulo de livro: SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: título do livro em negrito. Tradução. Edição, cidade: editora, ano, página.

Ex: PAULSONS, Susan. Sexo e gênero através das culturas. In: ADELMAN, Miriam; SILVESTRIN, Celsi Brönstrup. (Org.) Gênero Plural: um debate interdisciplinar. Curitiba, PR: Ed. UFPR, 2002.

Periódicos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade\Estado: editora, vol., fascículo, p. x-y, ano.

Ex: ARAÚJO, Joel. O negro na dramaturgia, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira. Revista Estudos Feministas. Santa Catarina: UFSC, vol.16 n. 3, p. 979-985, 2008.

 

Imagens: poderão ser publicadas imagens desde que citadas as fontes e com as devidas autorizações, de acordo com a legislação vigente. Fica condicionada a publicação das imagens à viabilidade técnica da mesma.

 

Demais situações deverão seguir as normas da ABNT. Caso haja dúvidas quanto as normas para os diversos formatos que a MovimentAção publica, deve-se considerar como modelos os trabalhos publicados nas edições anteriores.

 

Caso o trabalho ou pesquisa tenha apoio financeiro este deverá ser mencionado.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Antes da submissão, todos os campos do perfil solicitados foram preenchidos adequadamente, contendo as informações imprescindíveis para o processo de avaliação e edição dos originais, caso forem aceitos. Os/as autores/as entendem que caso o Perfil não esteja preenchido seus trabalhos serão devolvidos e/ou arquivados. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue as seguintes normas: Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado. Espaçamento entre linhas 1,5, margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm.  O título deverá ser escrito com base nas configurações estabelecidas no Template - seja artigo ou resenha. O nome do autor deve estar preenchido com a palavra "Autor", e o rodapé, que constam demais informações como a instituição, titulação e e-mail, deverá ser preenchido com a frase "Resumo da Biografia", entendendo que essas informações foram adequadamente preenchidas no perfil da revista, e serão incluídas no texto pelos editores caso o trabalho seja aprovado para publicação. Deverão ser evitadas notas de rodapé no corpo do texto, utilizadas quando estritamente necessárias e de maneira sucinta. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  5. O texto atende às Políticas de Anti-Plágio da revista MovimentAção, isto é, antes da submissão do trabalho os/as autores/as utilizaram sites e/ou programas gratuitos para verificação de ocorrência de plágio, cujo resultado foi a ausência total de conteúdo plagiado em todo o corpo do texto. Além disso, os/as autores/as ficam cientes que caso seja verificado plágio após a publicação do trabalho, que o mesmo será imediatamente excluído dos arquivos da revista, e um informe será publicado no número subsequente à exclusão explicitando a natureza do ocorrido.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre


Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.