Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista MovimentAção surge da iniciativa dos integrantes do curso de mestrado recentemente firmado nesta instituição, e, primeiro programa de pós-graduação em Sociologia do Estado de Mato Grosso do Sul. Acreditamos que as discussões sociológicas na região é um projeto importante e também urgente, tendo em vista a ausência de um conhecimento sistemático do tema, na vigência de estabelecer o campo de pesquisa e promover a interlocução da produção científica desse universo ainda pouco explorado.

Pensando em contribuir com a ampliação da discussão e pesquisa, elaboramos sob forma de contrapartida, um periódico que pretende tratar das problemáticas da teoria social e como se apresentam essas relações ao nível local, tanto quanto global, os desdobramentos de conflito na ação coletiva dos diversos setores da sociedade civil frente aos desafios que a inclusão social e participação política encontram, seja no ambiente do campo ou da cidade, como também as relações em torno das conexões que se estabelecem entre esses dois ambientes, tidos como paradoxais.

Nesse caso, fica evidente que a existência de aportes epistemológicos de difusão desse universo de pesquisa, tem bastante a contribuir em popularizar o conhecimento científico da sociologia e teoria social no/do Mato Grosso do Sul, bem como promover o diálogo entre os atores sociais que muitas vezes não encontram espaços suficientes para a troca de experiências e interdisciplinaridade do conhecimento.

A partir dessa conjectura, a revista MovimentAção, objetiva promover o diálogo entre a teoria e a ação, no intento de provocar reflexões que contribuam para as realidades cotidianas.

As temáticas da revista adotarão a característica particular de se preocupar em abordar temas que se relacionem em termos geográficos, sociais, históricos, políticos e antropológicos, pretendendo abranger as contribuições científicas relacionadas ao estudo da Sociologia e do Pensamento Social, desenvolvidas a partir das linhas de pesquisa do PPGS/UFGD. Sendo elas, “Cidadania, Diversidade e Movimentos Sociais” e “Políticas Públicas, Teoria Social e Ação Coletiva”. Permitindo o intercâmbio plural entre pesquisadores de áreas variadas, em seus distintos e essenciais objetos de estudo vinculados aos interesses investigativos do universo social.

A revista MovimentAção obedecerá a periodicidade semestral, em que aceitará para análise, trabalhos de acadêmicos\as de graduação e pós-graduação – especialização, mestrado e/ou doutorado – desde que observadas as normas da produção de textos científicos, e que pretendam cooperar com a pauta concernente ao escopo do projeto, indo ao encontro da preocupação social, e ao mesmo tempo científica firmadas pela comissão editorial, do periódico em questão. E ainda, contará com um corpo científico que prestará respaldo às avaliações dos trabalhos encaminhados.

 

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas Prévias

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Teses e Dissertações

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos textos submetidos à revista MovimentAção obedece os seguintes critérios:

1- Os trabalhos são submetidos normalmente para dois pareceristas; caso haja dissenso quanto à avaliação, um terceiro parecerista será selecionado, responsável pelo veredito de desempate. O Conselho Consultivo da revista MovimentAção também é composto por avaliadores/as externos, seja da instituição ou do país. O Conselho Editorial também analisa todos os trabalhos submetidos, averiguando a relação com o Foco e Escopo da revista, contribuição científica, adequação às normas e originilidade e ineditismo.  

2- Julga-se os documentos com base nos seguintes critérios: (i) adequação ao escopo da revista, (ii) relevância para publicação, (iii) formatação do texto de acordo com as diretrizes da revista, (iv) bibliografia relevante e/ou atualizada, (v) coerência teórica, (vi) coerência metodológica, (vii) coerência e coesão textual, (viii) discussão adequada entre dados empíricos e teóricos, quando for o caso e (ix) originalidade.

3- O tempo padrão para conclusão da avaliação dos trabalhos é de um mês após o aceite por parte dos pareceristas.

4- O avaliadores (pareceristas) da revista são recrutados pelos membros do Conselho Editorial, considerando a titulação e formação acadêmica, bem como o trânsito em áreas de interesse da revista.

 

 

Os artigos são avaliados pelos pareceristas em regime de blind peer-review.

Fica resguardado o direito do autor de submeter seu manuscrito a outro periódico, caso seja reprovado na avaliação por pares desta Revista.

 

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

 

 

Periodicidade

A Revista MovimentAção adota a publicação semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Movimentação é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta revista está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores

Indice Latinoamericano de Publicaciones Científicas Seriadas de América Latina, Caribe, España y Portugal – Latindex

Diretório das Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - Diadorim

Google Scholar - Google Acadêmico

Sumários de Revistas Brasileiras - Sumários.org

Portal de Periódicos da CAPES/MEC - Periódicos CAPES

Periódicos de livre acesso na Internet - LivRe

Directory of Research Journals Indexing - DRJI

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

Área de AvaliaçãoClassificação
CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS         B4
EDUCAÇÃO         C
GEOGRAFIA         B5
INTERDISCIPLINAR         B4

 

Política de Anti-Plágio

Os trabalhos submetidos a MovimentAção passam por análise anti-plágio, utilizando sites e programas gratuitos como Farejador de plágios 10.1, Plagiarisma-online, Plagium - Online e Viper. Sugerimos que os/as autores/as utilizem os respectivos sites e programas gratuitos antes de realizar a submissão.

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).
Não são realizadas cobranças de quaisquer natureza para a realização da submissão, processamento ou publicação dos artigos.