Professor em formação investigando a avaliação escolar

Rosangela Inês Matos Uhmann, Elizandra Ninaus, Roque Ismael da Costa Güllich

Resumo


O tema da avaliação escolar é recorrente e tem sido abordada em encontros de formação de professores e pesquisadores da área, entre outros espaços educacionais, visto a necessidade de conhecermos as concepções, diferentes estratégias de ensino, os limites e as possibilidades nas formas de avaliar. O que nos levou a investigar as concepções e formas de avaliação por meio de uma entrevista semiestruturada a quatro professoras de escola pública da Educação Básica, para um entendimento no processo de ensino que nem sempre tem essa finalidade, talvez, por desconhecimento. Constatamos que a concepção de avaliação classificatória apresenta resquícios advindos da formação dos professores, no entanto, a mediação colaborativa elucida a importância no uso de diferentes estratégias avaliativas, a exemplo de incentivar mais as escritas pelos alunos, desmistificando a supremacia dos exames finais. Na avaliação não há homogeneidade de ideias sobre as concepções e práticas, estas vão se definindo de forma heterogênea, pois é no processo que ocorrem as implicações e os entendimentos no princípio de que se avalia para ensinar e aprender melhor.

Palavras-chave


Estratégias avaliativas. Escola básica. Formação docente.

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DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9429

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