Experiências democráticas e Educação Infantil: um olhar para as vivências do Espaço Mitã

Autores

  • Vinícius Bozzano Nunes Universidade Estadual Paulista – UNESP - Câmpus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9182

Palavras-chave:

Educação Infantil. Educação Alternativa. Democracia.

Resumo

Neste texto, trata-se o tema da democracia em processos formativos dentro do espaço da educação infantil escolar. Essa abordagem não é genérica, parte de um olhar dirigido para as vivências dos momentos de concepção, constituição e consolidação do Espaço Mitã, lugar de exploração de experiências educativas alternativas situado em Dourados-MS. O objetivo aqui proposto foi o de identificar a manifestação de práticas democráticas nesse espaço. Para tanto, lançou-se mão de uma abordagem descritiva, relatando as experiências promovidas no Mitã. A leitura desses dados foi feita por um viés teórico-epistemológico interpretativista. A base teórica para essa interpretação adveio principalmente dos conceitos de democracia deliberativa, agir comunicativo e educação democrática. Para iluminar a experiência relatada, foram elencadas outras importantes iniciativas realizadas dentro e fora do Brasil. Por fim, fica destacada na experiência do Espaço Mitã sua singularidade quanto à construção das praticas democráticas em relação às demais experiências, ao passo que se evidencia sua universalidade na busca por contribuir em processos de emancipação humana.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Nunes, V. B. (2018). Experiências democráticas e Educação Infantil: um olhar para as vivências do Espaço Mitã. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 6(12), 169–180. https://doi.org/10.30612/hre.v6i12.9182

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo