O uso do livro didático na Educação Infantil: letramento ou alfabetização em foco?

Ana Paula Pachega da Silva Albuquerque, Thaise da Silva

Resumo


O presente estudo tem a intenção de analisar dois livros didáticos elaborados para a Educação Infantil de escolas particulares de Dourados/MS, observando como as questões que envolvem a alfabetização e o letramento são trabalhadas nestes materiais. Para tanto, adota como aporte teórico os referenciais dos estudos sobre letramento tendo como principais autores: Soares (1999, 2007), Ferreiro (1999, 2001), entre outros. Os objetivos propõem analisar as concepções de alfabetização e letramento e observar as ideias teóricas utilizadas para a elaboração das atividades. Para realizar esta investigação foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e documental. A partir da investigação realizada pode-se concluir que os livros não são materiais imprescindíveis para a Educação Infantil, os dois materiais analisados não cumprem o papel de alfabetizar ou letrar uma criança, restringindo a maioria de suas atividades a decodificação e cópia de um modelo.

Palavras-chave


Educação Infantil. Alfabetização. Livro Didático.

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DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8040

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