O negro nos livros infantis: análise das práticas pedagógicas na Educação Infantil

Autores

  • Ilma Regina Castro Saramago Souza Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Paloma dos Dantos Sayão Martinhão Rede Municipal de Educação de Dourados/MS

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais. Prática educacional. Inclusão.

Resumo

A questão étnico-racial tem sido um tema atual de discussões na educação. Na literatura infantil a figura do negro se tornou cada vez mais presente, portanto muitas vezes ainda vista com preconceito e estigma. Nessa direção, o objetivo deste trabalho foi analisar de que forma os professores de um dos CEIM de Dourados, MS trabalham com as crianças a representação da figura do negro nas histórias infantis. Para tanto, a pesquisa teve como método a abordagem qualitativa. O instrumento usado para a coleta de dados foi a entrevistas com professores da Educação Infantil. Para a base bibliográfica da pesquisa utilizou-se como suporte teórico autores relativos à temática. Os resultados da pesquisa apontam que há grande dificuldade do professor em trabalhar a questão étnico-racial em sala. Eles relataram que falta material na instituição e conhecimento por parte da gestão e também dos professores. Normalmente os materiais utilizados são adquiridos pelos próprios professores através de compra, pesquisas na internet e produções manuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilma Regina Castro Saramago Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduada em Pedagogia e em Letras pela Universidade Federal de Rondônia. Mestre em Educação e Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Paloma dos Dantos Sayão Martinhão, Rede Municipal de Educação de Dourados/MS

Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora da Rede Municipal de Educação de Dourados/MS.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Souza, I. R. C. S., & Martinhão, P. dos D. S. (2017). O negro nos livros infantis: análise das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(7), 135–151. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5965

Edição

Seção

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica