A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque

Autores

  • Ana Claudia Lemes de Morais Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10096

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática a distância UFMS. História Oral. Educação Matemática.

Resumo

Este artigo retoma a pesquisa intitulada Licenciatura em Matemática da UFMS: movimentos precursores e implantação de um curso a distância, com o objetivo de discutir brevemente os módulos dessa pesquisa com a intensão despertar no leitor o desejo de conhecer melhor o trabalho e os movimentos que possibilitaram a versão constituída para o início da licenciatura. Para isso, nessa retomada procura-se discorrer sobre como foi a preparação para o embarque, quais os rumos foram tomados na navegação, apresentando partes da versão constituída pós-navegação e realizando algumas considerações na chegada, descrita como desembarque. Neste trabalho discute-se enfim quatro dos módulos elencados na pesquisa original colocando o leitor a par de todos os movimentos, dos usos e as formas articuladas para a versão encontrada pela investigação, explicando as metáforas utilizadas, a ficção e a perspectiva metodológica adotada e que apoiaram na constituição do trabalho, que incorporou mais um dos mapeamentos realizados pelo grupo de pesquisa História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Lemes de Morais, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especializada em Gestão Escolar pelo Instituto Cuiabano de Eucação (ICE). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT ). Professora da Educação Básica e Ensino Superior. Experiência com formação de professores nas modalidades presencial, a distância e parceladas. Áreas de interesse: Educação Matemática, Práticas de Ensino, Filosofia e História da Matemática, História Oral, EaD e TICs.

Referências

BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. História Oral e Educação Matemática. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004, p. 77- 98.

GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. História oral em educação matemática: outros usos, outros abusos. Guarapuava: SBHMat, 2007. (Coleção História da Matemática para Professores).

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; FERNANDES, Déa Nunes; SILVA, Heloísa da. Entre a Amnésia e a Vontade de nada Esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. Boletim de Educação Matemática, v. 25, n. 41, p. 213–250, 2011. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291223514011>. Acesso em: 13/06/2015.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Romagem do tempo e recantos da memória. Reflexões metodológicas sobre História Oral. São Leopoldo: Oikos, 2012.

MATO GROSSO DO SUL. Resolução nº 244, 13 de outubro de 2011. Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Boletim Oficial de Atos Administrativos (Boletim de Serviços). Ano XXII, nº 5170. Quarta-feira, 16 de novembro de 2011.

MORAIS, Ana Claudia Lemes de. Licenciatura em Matemática da UFMS: movimentos precursores e implantação de um curso a distância. 208 p. – (Dissertação) Mestrado em Educação Matemática. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2017.

PINTO, Thiago Pedro. Projetos Minerva: caixa de jogos caleidoscópica. 390 p. (Tese). Doutorado em Educação para a Ciência. Bauru: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2013.

SILVA, Heloísa da; SANTOS, João Viola dos. Sobre teorização, estética ficcional e algumas aproximações entre o Modelo dos campos semânticos e a História Oral. In: ANGELO, Claudia Laus et al (Orgs.). Modelos dos campos semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012, p. 110 – 128.

SOUZA, Luzia Aparecida de; SILVA, Carla Regina Mariano da. Narrativas e História Oral: possibilidades de investigação em Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. (Série história da Matemática para o ensino; v.7).

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Morais, A. C. L. de. (2020). A busca por uma versão para o início da licenciatura em matemática a distância da UFMS: do embarque ao desembarque. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 8(15), 209–229. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10096

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo