O processo de formulação do Plano Municipal de Educação de Dourados-MS

Flávia Paula Nogueira Aranda, Fábio Perboni

Resumo


Esse artigo apresenta o processo de formulação do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Teve como objetivo analisar como se deu o processo de elaboração do PME; bem como os embates vivenciados durante o processo de formulação do documento. Essa pesquisa é parte do resultado de uma Dissertação de Mestrado, da Linha de Pesquisa “Política e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A pesquisa está pautada em estudo qualitativo e pesquisa documental, foram consultadas bases de dados preparadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (INEP). O estudo do tema tem relevância social na medida em que pode oferecer significativas contribuições para a melhoria da qualidade da educação básica de Dourados, tendo como norte as metas e estratégias formuladas no PME.


Palavras-chave


Políticas públicas. Planejamento educacional. Plano Municipal de Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei Nº 13.005 de 25 de Junho de 2014 . Plano Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em: 26 fev.2017.

BRASIL. Ministério da educação. Planejando a próxima década. Brasília, DF.2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 15 jan. 2017.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Planos Nacionais de Educação no Brasil. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; FONSECA, Marília. (Orgs.) Política e Planejamento educacional no Brasil do século 21. Brasília: Liber Livro, 2013. p.25-34.

DOURADOS. Lei Nº 3.904 de 23 de Junho de 2015. Plano Municipal de Educação. Disponivel em : Acesso em: 20 out.2016.

DOURADOS. Prefeitura Municipal de Dourados (Site oficial). Disponível em: Acesso em: 05 maio 2016.

DOURADOS. Prefeitura Municipal de Dourados (Site oficial). Disponível em: http://www.dourados.ms.gov.br/index.php/forum-municipal-de-educacao-de-dourados-e-dia-14-de-marco/. Acesso em 14 jun.2019.

GODOY, Arlinda Schimidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901995000200008>. Acesso em: 19 ago. 2017.

IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA. Disponível: site. http://www.sidra.gov.br/bda/tabela/listabl.asp. Acesso em 17 maio 2016.

PALUMBO, Dennis J. A abordagem de política pública para o desenvolvimento político na América. In: Política de capacitação dos profissionais da educação. Belo Horizonte: FAE/IRHJP, 1994.p. 35-61.

PINTO, Isabela Cardoso de Matos. Mudanças nas Políticas Públicas: a perspectiva do ciclo de política. Rev. Pol. Públ. São Luis, v. 12, n. 1, p. 27-36, jan./jun. 2008.

SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005.

SIMTED. Site Oficial Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados. Disponível em: http://www.simted.org.br/noticias/secretaria-municipal-de-educacao-realiza-seminario-livre-sobre-plano-de-educacao. Acesso em: 22 fev. 2016.

SOUZA, Aécio Candido de. Educação profissional e cidadã: integração à sociedade. In: Sistema Nacional de Educação e o PNE. Magna França (org). Brasília:Liber Livro,2009. UFRN. p.223-256.




DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v7i14.10055

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.