Na luta pela garantia do direito à educação: reflexões sobre a formação de professores para a educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30612/eduf.v8i23.9434Palavras-chave:
Educação Infantil. Formação de professores. Trabalho docente.Resumo
Integrando a luta pela ampliação do direito à educação, a Educação Infantil (EI) vem ganhando afirmação social, evidenciando demandas por ampliar a oferta e, simultaneamente, qualificar o atendimento. Com isso, destacam-se discussões referentes a sua função pedagógica, abarcando a docência e os processos formativos. Nesse contexto, circunscrevendo as políticas públicas de formação, este artigo decorre de pesquisa desenvolvida a partir da implementação da especialização em docência, acompanhando uma turma de 36 professoras atuantes na EI. Com referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, por meio de abordagem qualitativa exploratória, focaliza as trajetórias de formação com procedimentos de produção de memoriais, de aplicação de questionário e de mobilização de grupo focal. Na atenção às relações dialógicas que constituem as vivências na EI, apresenta três eixos de análises, referentes ao trabalho docente, as motivações para a atuação e as proposições de práticas pedagógicas. Como síntese, assinala a emergência de uma dialogia (intensa e, por vezes, tensa) que, integrando variados interlocutores, insta a discussão sobre a identidade da EI e, consequentemente, sobre a constituição da docência nesse campo, no bojo dos desafios que movem a luta pela garantia do direito à educação.
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