Para compreender a história da educação física

Autores

  • Rubens Rodrigues Lima Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo

Palavras-chave:

Educação Física. Cultura Corporal. Desenvolvimento Humano.

Resumo

Este estudo discute o desenvolvimento histórico da educação física como área de conhecimento na realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura organizada em dois momentos articulados. No primeiro momento toma-se como ponto de partida o período do segundo império, onde a Educação Física se torna componente obrigatório nas escolas do município da Corte e, a partir daí são desdobrados o entendimento de sua importância ao longo do tempo até a LDBEN 9394/96. No segundo momento, constrói-se uma linha reflexiva sobre a concepção e importância social da Educação Física como disciplina que vai além da cultura corporal, ou seja,a área de Educação Física hoje contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, se consideram fundamentais as atividades culturais de movimento com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.

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Biografia do Autor

Rubens Rodrigues Lima, Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo

Especialista em Educação Superior pela UNISA. Professor de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de São Paulo-SP.

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Publicado

2013-03-13

Como Citar

LIMA, R. R. Para compreender a história da educação física. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. p.149–159, 2013. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2241. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua