Formação cidadã na educação científica e tecnológica: olhares críticos e decoloniais para as abordagens CTS

Autores

  • Victor Augusto Bianchetti Rodrigues Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Irlan von Linsingen Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Suzani Cassiani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11012

Palavras-chave:

Educação Científica e Tecnológica. Formação Cidadã. Decolonialidade.

Resumo

As abordagens a partir das relações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) têm se destacado, no âmbito da Educação Científica e Tecnológica (ECT). Neste trabalho, nos dedicamos a investigar sobre as contribuições das abordagens CTS para a formação cidadã crítica e decolonial dos estudantes. Para isso, realizamos uma revisão na literatura, de maneira a analisar artigos sobre abordagens CTS no âmbito da ECT, com base em pressupostos de Paulo Freire, Boaventura de Sousa Santos, Maria Paula Meneses e Anibal Quijano. Foi possível perceber que a maioria das propostas CTS desenvolvidas no contexto brasileiro abordam temáticas que chamamos de “universais”, pois não correspondem à realidade dos estudantes. Ademais, não foi possível perceber, nas propostas educacionais CTS, a denúncia da presença das relações de colonialidade e seus efeitos socioculturais. Nesse sentido, propomos uma ressignificação das abordagens CTS no contexto brasileiro, de maneira que as mesmas possam contribuir para uma formação cidadã crítica e decolonial.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

RODRIGUES, V. A. B.; VON LINSINGEN, I.; CASSIANI, S. Formação cidadã na educação científica e tecnológica: olhares críticos e decoloniais para as abordagens CTS. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 71–91, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i25.11012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11012. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ “EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: DIÁLOGOS E CAMINHOS PARA A INTER E A TRANSDISCIPLINARIDADE"