Blogs para adolescentes e a articulação dos PCNs na produção escrileitora do Ensino Médio

Autores

  • Danilo Vizibeli UNIFRAN
  • Maria Regina Momesso UNIFRAN

Palavras-chave:

Discurso. Escrileitura. Ensino médio.

Resumo

Os novos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica no Brasil (PCNs) propõem a reformulação curricular do Ensino Médio em áreas temáticas que englobam competências e habilidades. Dentro desse aspecto o objeito deste artigo é verificar os efeitos de sentido nos discursos postados no Blog do Folhateen http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/ para refletir se as práticas escrileitoras, empreendidas nesse suporte, podem contemplar os objetivos básicos dos PCNs da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Questiona-se a utilização de blogs midiáticos por estudantes do ensino médio como articuladores para a aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa. É possível verificar que os blogs propiciam a escrita de si e a manifestação de poderes e saberes. Eles colocam o estudante-adolescente diante da articulação de temas transversais diversos que promovem a interdisciplinaridade. Salienta-se a necessidade do apoio do professor para que num emaranhado de vozes discursivas o aluno não promova a dispersão, a deriva e a paráfrase, mas a interpretação e “novos” gestos de leitura e a polissemia. O arcabouço teórico é composto pelos autores Foucault, Pêcheux, Orlandi e Coracini.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Vizibeli, UNIFRAN

Mestre em Linguística pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Bacharel em Comunicação Social Jornalismo pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG)

Maria Regina Momesso, UNIFRAN

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela FCLAr - UNESP - Araraquara.

Referências

BLOG DO FOLHATEEN. Disponível em <http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/>. Acesso em: 13 fev. 2013.

CORACINI, M. J. Os blogs escolares e a escrita de si: entre a redação escolar e os diários virtuais. In: CORACINI, M. J; UYENO, E. Y; MASCIA, M.A.A. (orgs). Da letra ao píxel e do píxel à letra: uma análise discursiva do e sore o virtual. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011.

FOUCAULT, M. O que é um autor? 6 ed. Lisboa: Nova Vega, 2006.

_______. A ordem do discurso. 20 ed. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2010.

MEC. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disponivel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/

linguagens02.pdf>. Acesso em 13 fev. 2013.

MOMESSO, M. R. A leitura no século XXI: discursos e representações. In:

Ana Cristina Carmelino; Juscelino Pernambuco; Luiz Antônio Ferreira.

(Org.). Nos caminhos do texto: atos de leitura. 2 ed. Franca, SP: Editora da Unifran, 2007, v. 1, p. 147-168.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo, SP: Cortez, 2008.

_______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8 ed. Campinas, SP: Pontes, 2009.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Vizibeli, D., & Momesso, M. R. (2014). Blogs para adolescentes e a articulação dos PCNs na produção escrileitora do Ensino Médio. ARREDIA, 2(3), 1–19. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/view/2954

Edição

Seção

Artigos