História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais

Luís César Castrillon Mendes, Mairon Escorsi Valério, Renilson Rosa Ribeiro

Resumo


Nos dias atuais a complexidade inerente ao processo de ensino e aprendizagem impõe novos desafios para o professor-pesquisador. Particularmente em se tratando do Ensino de História, disciplina de formação humanística, há a necessidade de articulação de diferentes saberes, teorias e métodos associados às novas exigências curriculares, principalmente após as promulgações das Leis n. 10.639/03 e 11.645/08. Abordar novas narrativas e articular outros protagonistas para figurarem na história tornam-se imperativos. Neste ensaio, procuramos analisar um importante veículo que se encontra ligado a essas articulações: o livro didático de história, enquanto um complexo objeto cultural, ligado às políticas públicas e a sua adaptabilidade às novas exigências contemporâneas.

Palavras-chave


Ensino de História. Livro Didático. Guias do PNLD. História dos africanos e afrodescendentes.

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Fronteiras: Revista de História - PPGH/FCH/UFGD
 

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