A reforma do Conselho de Segurança da ONU: entre a necessidade e a possibilidade

Autores/as

  • Arthur Pinheiro de Azevedo Banzatto Universidade de Brasília

Palabras clave:

Organização das Nações Unidas. Conselho de Segurança. Reforma. Expansão. Poder de veto.

Resumen

O presente trabalho trata a respeito da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Primeiramente, o trabalho se dedicará à evolução do sistema de segurança coletiva para entender os processos históricos que resultaram na criação da ONU. A partir de então seu Conselho de Segurança, responsável pela manutenção da paz e da segurança internacionais, será analisado de forma específica, discorrendo a respeito de toda a sua estrutura, para finalmente poder identificar suas falhas, apontar as críticas contra ele e avaliar as diferentes propostas de reforma em discussão, bem como os obstáculos a sua realização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Arthur Pinheiro de Azevedo Banzatto, Universidade de Brasília

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Núcleo de Estudos Latino-americanos (NEL/IREL/UnB) e pesquisador da REPRI - Rede de Pesquisa sobre Regionalismo e Política Externa. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Dourados (UFGD).

 

Publicado

2016-03-22

Cómo citar

Banzatto, A. P. de A. (2016). A reforma do Conselho de Segurança da ONU: entre a necessidade e a possibilidade. Revista Videre, 7(14), 51–65. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/videre/article/view/4697

Número

Sección

Artículos