Eficácia do direito ao lazer do professor: elemento para manutenção da ordem econômica brasileira

Autores

  • Andresa Semeghini Pereira unimar

Palavras-chave:

Professor. Direito ao lazer. Precarização. Ordem econômica.

Resumo

Este artigo investigou a precarização do trabalho docente, com foco no ensino superior, abordando a articulação entre tempo de trabalho e tempo de vida dos professores, e a importância deste profissional para a manutenção e desenvolvimento da ordem econômica brasileira. Apresentou as relações do tempo de trabalho com o tempo de vida, e a necessidade da eficácia do Direito ao Lazer para garantir a fruição deste momento. Analisou a legislação vigente que ampara o trabalhador, expondo o contido na Constituição Federal de 1988 e na Consolidação das Leis do Trabalho, dando destaque para jornada de trabalho e a utilização do tempo livre. Apresentou a forma de ser do trabalho docente na atualidade, as inovações tecnológicas, organização do trabalho e o modo de gestão. Também foram verificadas as condições existenciais de produção do conhecimento e em que medida o conhecimento tornou-se mercadoria comercializável e geradora de lucro. Investigou-se o modo de organização do tempo disponível como tempo de vida e lazer dos professores e os impactos das condições objetivas do trabalho docente sobre a saúde e qualidade de vida destes profissionais. Utilizou-se o método dialético e pesquisa bibliográfica, recorrendo ao procedimento dedutivo.

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Biografia do Autor

Andresa Semeghini Pereira, unimar

Direitos fundamentais, sociologia jurídica, direito do trabalho.

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Publicado

2015-07-06

Como Citar

Pereira, A. S. (2015). Eficácia do direito ao lazer do professor: elemento para manutenção da ordem econômica brasileira. Revista Videre, 6(11), 104–119. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/videre/article/view/3457

Edição

Seção

Artigos