O Estado brasileiro e o racismo contra os afrodescendentes: questões jurídicas atuais
Palabras clave:
Racismo. Estado Brasileiro. População Negra.Resumen
Este texto busca analisar brevemente os aspectos históricos e estruturais do racismo contra os afrodescendentes no Brasil, localizando no tempo um determinado período que se revelou fundamental para a política de hierarquização racial no país, ou seja, o início da república logo após a abolição da escravatura, e os desdobramentos sociais e culturais daí advindos, com reflexos nas políticas estatais e no Poder Judiciário. Bem como catalogar as ações judiciais que chegaram aos tribunais nos últimos tempos, no que diz respeito ao combate ao racismo. Estes aspectos históricos enfocam os momentos da libertação negra brasileira da escravidão ao final do século XIX na nascente república, e de como não havia um projeto governamental das autoridades do país para sua inserção no mercado de trabalho republicano, e de que um projeto de “branqueamento” da cidadania nacional estava em pleno curso, no que redundaria em discriminação, exclusão social e um determinado sentimento de inferioridade por parte desta camada populacional.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-08-04
Cómo citar
Silva, C. A. (2014). O Estado brasileiro e o racismo contra os afrodescendentes: questões jurídicas atuais. Revista Videre, 4(7), 96–114. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/videre/article/view/1720
Número
Sección
Artículos
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.