Relevant aesthetic choices for dysphoric times in contemporary Brazil
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v13i28.15302Resumen
This paper analyzes two films, the fiction feature Bacurau by Juliano Dornelles and Kleber Mendonça Filho and the documentary Democracia em Vertigem by Petra Costa, as well as two essays (“Suspeito que estamos” and “Gente frouxa”) by Nuno Ramos. These are examples of successful cultural productions articulating a clear critical voice with a high level of aesthetic quality and being recognized as meaningful in Brazil and abroad. I want to understand new aesthetic directions that have affected contemporary cultural production in Brazil during the Bolsonaro years. These new directions indicate changes in the choice of narrative genre as well as the use of rhetoric strategies in order to articulate effective voices of resistance in a country dominated by the far right.Descargas
Citas
BARROS, Luiza. Críticas a Petra Costa no Twitter da Secom ferem princípio de impessoalidade, diz professor de Direito. In: O Globo, February 4, 2020. https://oglobo.globo.com/cultura/criticas-petra-costa-no-twitter-da-secom-ferem-principio-de-impessoalidade-diz-professor-de-direito-24228167.
BATLLE, Diego. Bacurau: fábula fascinantey demoledora. In: La Nación, January 2, 2020. https://www.lanacion.com.ar/espectaculos/cine/fabula-fascinante-y-demoledora-nid2320249/.
BUARQUE DE HOLANDA, Heloísa; PEREIRA, Carlos Alberto (Orgs.). Patrulhas ideológicas—arte e engajamento em debate. São Paulo: Brasiliense, 1980.
BUDER, Emily. How Split Diopter and Cinemascope Made the Weirdest Western You’ll Ever See. In: No Film School, September 26, 2019. https://nofilmschool.com/bacurau-movie-interview#:~:text=Bacurau%2C%20from%20Kleber%20Mendon%C3%A7a%20Filho,in%20a%20sci%2Dfi%20Western.&text=It's%20a%20compendium%20of%20spaghetti,%2C%20utterly%20deranged%2C%20and%20hilarious.
COSTA, Petra (director). Democracy on the Edge. São Paolo: Busca Vida Filmes, Simmering Films, Violet Films, 2019.
____________. Discuso de Premiação do Festival do Rio. https://www.youtube.com/watch?v=wR0I0JnjsFk&t=0s.
____________. Meu corpo, minhas regras. https://www.youtube.com/watch?v=CafzeA-9Qz8.
DORNELLES, Juliano; MENDONÇA JR., Kleber (directors). Bacurau. São Paolo: Vitrine Films, 2019.
FLAUBERT, Gustave. Correspondance X (1850-1854). Paris: G Charpentier, 1889.
IGLESIAS, Francisco. História e literatura—Ensaios para uma história das ideias no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2009.
OLIVA, Bemfica de. Pedro Bial critica documentário Democracia em vertigem: ‘Ficção alucinante.’ In: O Povo. February 4, 2020. https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2020/02/04/pedro-bial-critica-documentario-democracia-em-vertigem---ficcao-alucinante.html.
PEREIRA, Silvero. Há uma revolução LGBT+ no sertão. In: Vermelho, September 28, 2019. https://vermelho.org.br/2019/09/28/silvero-pereira-ha-uma-revolucao-lgbt-no-sertao/.
PESSOA, Samuel. Em Bacurau o inferno são os outros. In: Folha de São Paulo, September 15, 2019. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/samuelpessoa/2019/09/em-bacurau-o-inferno-sao-os-outros.shtml.
RAMOS, Nunos. Suspeito que estamos … In: Folha de São Paulo, May 28, 2014. https://m.folha.uol.com.br/opiniao/2014/05/1460999-nuno-ramos-suspeito-que-estamos.shtml.
_______. Gente frouxa. In: Folha de São Paulo, October 23, 2018. https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/10/gente-frouxa.shtml.
SILVA, Célio. Bacurau mistura gêneros e alegorias para fazer um cinema arrebatador. In: Ambrosia, August 28, 2019. https://ambrosia.com.br/filmes/bacurau-mistura-generos-e-alegorias-para-fazer-cinema-arrebatador/.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Videre
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.