As relações do poder segundo Michel Foucault e Byung-Chul Han: uma proposta de articulação para a análise da complexidade do poder local em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v12i23.11366Palabras clave:
Poder. Poder Local. Foucault. Han.Resumen
O objetivo deste artigo é analisar as relações do poder em Michel Foucault e Byung-Chul Han para a compreensão da complexidade do poder local em Moçambique. Nele argumenta-se que as concepções de poder em Foucault e em Han são importantes não só para a formação e constituição das atuais teorias de poder, como também para compreender a complexidade do poder local no Estado moderno que se presa democrático. Esta premissa é secundada pelas concepções de poder avançadas por estes teóricos, ao afirmarem, por um lado que o poder é um fenômeno que ocorre numa relação assimétrica bipolar, que institui a autoridade e a obediência (Foucault) e, por outro lado, que o poder é um fenômeno de continuidade, onde a vontade do eu pode-se expandir e continuar no outro (Han). A partir de uma metodologia de análise bibliográfica, histórica e do process tracing, aliando-os ao hermenêutico-reflexivo, este artigo buscou compreender a complexidade do poder local em Moçambique considerando as lições dadas por Foucault e Han. Com este artigo conclui-se que as concepções de poder tanto em Foucault, como em Han são deveras importantes para compreender as atuais teorias de poder, e não só, como também para entender quão complexa é a concepção do poder local nos Estados que se queiram democráticos, e que Moçambique não constitui exceção.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, J. A. G. Michel Foucault e a Teoria do Poder. Tempo Social: Rev. Sociol. USP, v. 7, n. 1-2, p. 105-110, out., 1995.
ARENDT, H. A Condição Humana. Tradução Roberto Raposo, revisão técnica Adriano Correia. 11 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BILÉRIO, B. E. Dinâmica da Accountability no Contexto da Governança Local em Moçambique entre 1998 2016: Um Estudo dos Municípios da Matola e Beira. 2018. 198f. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
BOLETIM DA REPÚBLICA. Decreto no 15/2000, de 20 de junho. Estabelece as formas de articulação dos Órgãos Locais do Estado com as autoridades comunitárias. Suplemento, I Série-Número 24. Imprensa Nacional: Maputo, 2000.
BOLETIM DA REPÚBLICA. Constituição da República de Moçambique, de 22 de dezembro de 2004. I Série, Número 51. Imprensa Nacional: Maputo, 2004.
BOLETIM DA REPÚBLICA. Lei nº 1/2018 de 12 de junho de 2018. Lei da Revisão Pontual da Constituição da República de Moçambique. I Série, Número 115. Imprensa Nacional: Maputo, 2018.
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2008.
DREYFUS, H. & RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FAURÉ, Y. A. & RODRIGUES, C. U. Descentralização e Desenvolvimento Local em Angola e Moçambique: Processos, Terrenos e Atores. Lisboa: Edições Almedina, 2012.
FORQUILHA, S. C. O Paradoxo da Articulação dos Órgãos Locais do Estado com as Autoridades Comunitárias em Moçambique: Do discurso sobre a descentralização à conquista dos espaços políticos a nível local, Cadernos de Estudos Africanos [Online], n. 16/17, 2009.
FOUCAULT, M. A Ética do Cuidado de si como Prática da Liberdade. In: MOTTA, Manoel Barros da. Foucault: Ética, Sexualidade, Política: Rio de Janeiro: Forense, 2006.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade 1. A Vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2010.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Tradução e organização de Roberto Machado. 13 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
FOUCAULT, M. Soberania e Disciplina. Curso do Collège de France, 14 de janeiro de 1976. In: Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GRAMSCI, A. Os Intelectuais da Cultura. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
HABERMAS, J. O conceito de poder de Hannah Arendt (1976). In: Freitag, B. e Rouanet, S. P. (Orgs.). Habermas: São Paulo: Ática, 1980.
HAN, Byung-Chul. O que é Poder? Tradução de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis: Vozes, 2019.
HAN, Byung-Chul. Topología de la Violencia. Tradução Paula Kuffer. Barcelona: Herder, 2016.
JAMAL, S. Descentralização e democracia local: mecanismos de participação e prestação vertical de contas dos governos locais em Moçambique – Os Conselhos Consultivos Locais. 2014. 85f. Dissertação (Mestrado em Roads to Democracies - Democracia e Governação) – Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra. Coimbra, 2014.
LACLAU, E; MOUFFE, C. Hegemonia y Estratégia Socialista. Hacia uma Radicalización de la Democracia. Madrid: Siglo XXI, 1987.
POULSON, L. As Autarquias Locais e as Autoridades Tradicionais no Direito Angolano: esboço de uma teoria subjectiva do poder local. Luanda: Casa das ideias, 2009.
REVEL, J. Michel Foucault: Conceitos Essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.
SANTOS, P. R. A Concepção de Poder em Michel Foucault. Especiaria - Cadernos de Ciências Humanas. v. 16, n. 28, jan./jun. p. 261-280, 2016.
SILVA, D. O. A Continuidade como Conceito do Poder. Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 12, n. 1, p. 199-204, jan./jun, 2019.
SOUZA, W. L. Ensaio sobre a Noção de Poder em Michel Foucault. Revista Múltiplas Leituras, v. 4, n. 2, 2011, 2011.
Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Departamento de História. História de Moçambique Volume 1: Primeiras Sociedades Sedentárias e Impacto dos Mercadores, Maputo: Cadernos TEMPO, 1982.
WEBER, M. Economia e Sociedade. Brasília/ São Paulo: Editora da Universidade de Brasília, Editora UnB/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
WEBER, M. Os Três Tipos Puros de Dominação Legítima. In: Metodologia das Ciências Sociais: São Paulo/Campinas: Cortez/Ed. da UNICAMP, 2016.
WUNSCH, J. & OLOWU, D. Local Governance in Africa. The Challenges of Democratic Decentralization. Boulder and Londres, Lynne Rienner Publishers, 2005.
ZAVALE, G. J. B. Municipalismo e Poder Local em Moçambique. Maputo: Escolar Editora, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.