Consumidor consciente: o impacto na cultura de judicialização
DOI:
https://doi.org/10.30612/videre.v11i22.10529Keywords:
Energia. Consumidor. Informação. Redução. Judicialização.Abstract
Este estudo de caso tem o intuito de clarificar sobre como os investimentos na informação para empoderar o consumidor podem ser um meio de redução da cultura de judicialização que permeia a seara do direito energético no Estado do Pará, a fim de concretizar a ideia de que com uma maior conscientização e devida instrução, há o impacto direto nas lides envolvendo o setor, visando uma resolução pacífica e sem movimentar a máquina pública. Inicialmente, será abordado o sentimento do brasileiro em relação ao judiciário, de forma a entender o perfil da população que ingressa na justiça, bem como será elucidada a sua motivação para tanto, entendendo o cerne do problema. Em segundo plano, o contexto terá como foco a concessão de energia elétrica no Estado do Pará, utilizando os resultados referentes aos esforços empregados pela empresa Centrais Elétricas do Pará S.A - CELPA na informatização de seus clientes para a resolução dos conflitos. Por fim, cabe aqui tratar sobre como instituição de conselhos de representantes devidamente instruídos pelas concessionárias por intermédio da aplicação subsidiária da Lei 13.460/17 e o Artigo 6º, III do Código de Defesa do Consumidor podem ser uma alternativa para desmistificar e aproximar a população dos complexos conhecimentos envolvendo o setor.Downloads
References
ANEEL. Painel de Desempenho das Distribuidoras de Energia Elétrica – Centrais Elétricas do Pará. Disponível em: http://rap.aneel.gov.br/relatoriosRAP/folder=ANEEL/SFE/ubSFE&report=Painel:DesempenhoBinew#P8f279564c1ab49f4acb66857dced8f1c_2_95. Acesso em: 13 de setembro de 2019.
CENTRAIS ELÉTRICAS DO PARÁ – CELPA. Conheça a Celpa. Disponível em: htt p://www.celpa.com.br/conheca-a-celpa/a-celpa. Acesso em 29 de setembro de 2019.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA – Painéis CNJ. Disponível em: https://paineis.cnj.jus.br/QvAJAXZfc/opendoc.htmdocument=qvw_l%5Cpainelcnj.qvw&lang=ptBR&host=QVS%40neodimio03&anonymous=true. Acesso em 05 de outubro de 2019.
GARCIA, Leonardo de Medeiros. Código de Defesa do Consumidor Comentado. Artigo por Artigo. 13 ed. rev. Ampl. Atual. – Salvador, 2016. JusPODIVM, 13ª Edição.
GRUPO EQUATORIAL S.A. – Distribuição. Disponível em htt ps://www.equatorialenergia.com.br/?page_id=23. Acesso em 01 de outubro de 2019.
IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/panorama. Acesso em 30 de
setembro de 2019.
JUSTIÇA EM NÚMEROS 2019/CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA – Brasília: CNJ, 2019.
MARQUES, Cláudia Lima; BENJAMIN, Antônio Herman V., MIRAGEM, Bruno. – 5. ed. rev., atual. E ampl. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016.
MIRAGEM, Bruno. Curso de Direito do Consumidor. – 6. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo 2016: Editora Revista dos Tribunais, 2016.
Relatório Índice de Confi ança na Justiça no Brasil – ICJBrasil/2017 – São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2017.
THEODORO JÚNIOR, Humberto. Direitos do consumidor. – 9. ed. ref., rev. e atual. – Rio de Janeiro: Forense, 2017.
VIEIRA, Vanessa. Justiça Cria Linha Entre Celpa e Consumidor. Disponível em: http://www.tjpa.jus.br/PortalExterno/imprensa/noticias/Informes/52681-Projeto-LinhaDireta-agiliza-demandas-da-CELPA-no-CEJUSC.xhtml. Acesso em 13 de setembro de 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.