O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares

Authors

  • Rodrigo Ozelame da Silva Doutorando do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR). https://orcid.org/0000-0002-9292-0204
  • Carolina dos Anjos de Borba Universidade Federal do Paraná Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB/UFPR Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento - MADE/UFPR Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPR https://orcid.org/0000-0003-3690-9411
  • Carina Catiana Foppa Universidade Federal do Paraná Setor de Educação - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE) Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMade) https://orcid.org/0000-0001-8338-9282

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v13i26.12939

Keywords:

Decolonialidade da natureza. Colonialidade da natureza. Resistências. América Latina. Grupo modernidade/colonialidade. Mapa mental.

Abstract

Este ensaio tem como objetivo, a partir da perspectiva do grupo modernidade/colonialidade, analisar a estrutura e o funcionamento do sistema/mundo colonial/moderno e sua repercussão na natureza, expressos na ideia de colonialidade da natureza. A justificativa é baseada na urgência de visibilizar, valorizar e (re)construir relações entre seres humanos e natureza que vá além da lógica da dominação/exploração. Para isso, foram elaborados mapas mentais e quadros sínteses para explicar as ideias-forças de sete conceitos-chaves: sistema/mundo colonial/moderno; colonialismo; colonialidade; resistências; decolonialidade; colonialidade da natureza; e decolonialidade da natureza. Como reflexões preliminares, destaca-se a identificação de dois paradigmas contraditórios do sistema/mundo: o primeiro, pautado no colonialismo e na colonialidade, conduz um projeto de morte para a América Latina, enquanto o segundo, alicerçado nas resistências latino-americanas e na decolonialidade, visa construir projetos que promovam vida para a região.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Ozelame da Silva, Doutorando do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR).


Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE/UFPR). Possui graduação em Gestão Ambiental (FEPAR), mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADRS/UFFS).Tem experiência na área da Agroecologia, com ênfase em sistemas agroflorestais, atuando principalmente nos seguintes temas: fortalecimento de grupos de referência em Agroecologia, valorização da sociobiodiversidade, elaboração e execução de projetos socioambientais

Carolina dos Anjos de Borba, Universidade Federal do Paraná Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros NEAB/UFPR Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento - MADE/UFPR Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPR

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2006), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Paraná, atuando no Setor de Educação, no Pós-Graduação em Educação e no Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Tem experiência na área de Diversidade Étnico-Racial, com ênfase em Comunidades Tradicionais, atuando principalmente nos seguintes temas: quilombos, regularização fundiária, educação escolar quilombola, territorialização étnica, campesinato cabo-verdianos, bem viver e povos tradicionais

Carina Catiana Foppa, Universidade Federal do Paraná Setor de Educação - Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE) Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMade)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2003), mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009), especialista em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (2011) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2015). É professora adjunta I da Universidade Federal do Paraná, lotada no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação do Setor de Educação. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMade) e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Ensino da Biologia (PROFBio).

References

ALIMONDA, Hector. La colonialidad de la naturaleza. Uma aproximación a la Ecología Política Latinoamericana. In: ALIMONDA, Hector. La naturaleza colonizada: ecología política y minería en la América Latina. Buenos Aires: CLACSO/Ediciones CICCUS, 2011a, p. 21-60.

ALIMONDA, Hector. La naturaleza colonizada: ecología política y minería en la América Latina. Buenos Aires: CLACSO/Ediciones CICCUS, 2011b.

BLOCH, Marc. A revolução agrária e a revolução. In: BLOCH, Marc. A terra e seus homens. Agricultura e vida rural nos séculos XVII e XVIII. Bauru: Edusc, 2001, p. 261-372.

BORDA, Orlando Fals. La investigación-acción en convergencias disciplinarias. In: BORDA, Orlando Fals. Antología Orlando Fals Borda. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2010, p. 359-368.

CAJIGAS-ROTUNDO, Juan Camilo. La biocolonialidad del poder. Amazonía, biodiversidad y ecocapitalismo. In: CASTRO-GOMEZ, Santiago; GOSFROGUEL, Ramón (Org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007, p. 169-195.

CARNEIRO Fernando Ferreira; AUGUSTO Lia Giraldo da Silva; RIGOTTO Raquel Maria; FRIEDRICH Karen; BÚRIGO Andre Campos (org.). Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, São Paulo: Expressão Popular, 2015.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.

CORONIL, Fernando. Naturaleza del poscolonialismo: del eurocentrismo al globocentrismo. In: LANDER, Edgardo (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Buenos Aires: CLACSO, 2000.

DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber. Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 24-32.

ELTIS, David; RICHARDSON, David. Os mercados de escravos africanos recém-chegados às américas: padrões de preços, 1673-1865. Topoi, v. 4, n. 6, p. 9-46, 2003.

ESCOBAR, Arturo. Mundos y conocimientos de outro modo: el programa de investigación de modernidad/colonialidade latinoamericano. Tabula Rasa, n. 1, p. 51-86, 2003.

ESCOBAR, Arturo. Depois da Natureza: passos para uma Ecologia Política Antiessencialista. In. PARREIRA, Clélia; ALIMONDA, Hector (org.). Políticas Públicas Ambientais Latino-Americanas. Brasília: Editorial Abaré, 2005, p. 17-55.

EWING, Brad; MOORE, David; GOLDFINGER, Steven; OURSLER, Anna; REED, Anders; WACKERNAGEL, Mathis. The ecological footprint atlas 2010. Oakland: Global Footprint Network, 2010.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Trad. Sérgio Franco. Porto Alegre: L&PM, 2016.

GARNETT, Stephen; BURGESS, Neil; FA, John; FERNÁNDEZ-LLAMAZARES, Álvaro; MOLNÁR, Zsolt; ROBINSON, Cathy Jean; WATSON, James E. M.; ZANDER, Kerstin; AUSTIN, Beau; BRONDIZIO, Eduardo S.; COLLIER, Neil French; DUNCAN, Tom; ELLIS, Erle C; GEYLE, Hayley M.; JACKSON, Micha; JONAS, Harry; MALMER, Pernilla; MCGOWAN, Nen; SIVONGXAY, Amphone; LEIPER, Ian. A spatial overview of the global importance of Indigenous lands for conservation. Nature Sustainability, v. 1, n. 7, p. 369–374, 2018.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, Volume 1. Edição e Tradução COUTINHO, Carlos Nelson (co-edição); HENRIQUES Luiz Sérgio; NOGUEIRA Marco Aurélio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia políticas e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 455-491.

GUHA, Ramachandra. El ecologismo de los pobres. Ecología Política, n 8, p. 137-151, 1994.

HERRERA, Guilermo Castro. Naturaleza y sociedad en la historia de América Latina. Panamá: CELA, 1996.

INTERGOVERNAMENTAL PANEL OF CLIMATE CHANGE (IPCC). Climate change 1995: the science of climate change. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1996.

LEFF, Enrique. Ecologia, capital e cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis: Vozes, 2009.

LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, v. 22, n. 3, p. 935-952, 2014.

MALLON, Florencia. Promesa y dilema de los Estudios Subalternos: Perspectivas a partir de la historia latino-americana. In: RODRÍGUEZ, Ileana (org.). Convergencia de tiempos. Estudios subalternos / contextos latinoamericanos. Estado, cultura, subalternidad. Ámsterdam: Rodip, 2001, p. 117-154.

MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber. Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 24-32.

MIGNOLO, Walter. El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (org.). El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, Bogotá, 2007.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v.32, n. 94, p.1-18, 2017.

MOTA NETO, João Colares. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: CRV. 2016.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A globalização da natureza e a natureza da globalização. 8ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad/racionalidad. Perú Indígena, v. 13, n. 29, p.11-20, 1992.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Novos Rumos, v. 37, n. 17, p. 4-28, 2002.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e a classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 32-84.

QUIJANO, Aníbal; WALLERSTEIN, Immanuel. La americanidad como concepto, o América en el moderno sistema mundial. Revista Internacional de Ciencias Sociales, v. 134, p. 583-592, 1992.

RESTREPO, Eduardo; ROJAS, Axel. La flexión decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamientos. Colombia: Popayãn- Universidaddel Cuenca, 2010.

SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

TOLEDO, Victor; BARRERA-BASSOLS, Narciso. A memória biocultural: a importância ecológica das sabedorias tradicionais. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

WALLERSTEIN, Immanuel. O sistema mundial moderno. Vol. I: a agricultura capitalista e as origens da economia-mundo europeia no século XVI. Porto: Ed. Afrontamentos, 1974.

WALLERSTEIN, Immanuel. Capitalismo histórico e Civilização Capitalista. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

WALSH, Catherine. La educación Intercultural em La Educación. Peru: Ministerio de Educación, 2001.

WALSH, Catherine. ¿Son posibles unas ciencias sociales/culturales otras? Reflexiones en torno a las epistemologías decoloniales. Nomadas, n. 26, p. 102-113, 2007.

WALSH, Catherine: Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In. CANDAU, Vera Maria (org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-43.

WORLD METEOROLOGICAL ORGANIZATION (VWH). Annual Report 1998-VWH N. 895. Geneva/Switzerland: Secretariat of the World Meteorological Organization, 1999.

Published

2021-04-23

How to Cite

Silva, R. O. da, Borba, C. dos A. de, & Foppa, C. C. (2021). O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares. Revista Videre, 13(26), 138–169. https://doi.org/10.30612/videre.v13i26.12939

Issue

Section

Scientific Articles