Ilustração científica: os caminhos entre a arte e a ciência
DOI:
https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i7.7255Palavras-chave:
História Natural. Ilustração Zoológica. Insetos Aquáticos. Taxonomia Zoológica.Resumo
Para um ilustrador científico do mundo natural é preciso dominar tanto as habilidades técnicas de ilustração como aspectos relacionados às ciências biológicas. É o momento onde a arte e a ciência caminham juntas. Dessa forma este trabalho foi realizado por uma ilustradora formada em Turismo e uma bióloga, que juntas elaborarão uma chave pictórica para uma família de insetos aquáticos. As ilustrações foram elaboradas com auxílio de estereomicroscópio com câmera clara e luz para circulação de fibra óptica. A técnica utilizada foi o esboço em papel vegetal com grafite e depois a aplicação em nanquim com bico de pena, baseado em pontilhismo e linhas. Entre as características morfológicas mais utilizadas para identificação da família Hydropsychidae destacam-se o formato das brânquias abdominais e o comprimento da garra anal. Os detalhes observados nos desenhos evidenciam a dependência e a importância das informações nas ilustrações para um boa chave de identificação zoológica. No entanto, a técnica de ilustração científica nem sempre é uma prática comum entre os pesquisadores, precisando do auxílio de um ilustrador de outras áreas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Nathaskia Silva Pereira, Mieko Nagata Ito, Jelly Makoto Nakagaki, Emerson Machado de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.