Ação comunitária e desenvolvimento urbano: transformação de um ex-lixão em espaço sustentável
Palavras-chave:
Ação Comunitária. Práticas Interdisciplinares. Oficinas Operacionais. Atividades Sustentáveis.Resumo
Este trabalho trata de ações múltiplas e continuadas, interdisciplinares e intercursos acadêmicos de extensão universitária junto à comunidade do Jardim Paraguai, de baixa renda, localizada em Barra do Bugres – Mato Grosso, área que foi antigo lixão da cidade e onde está um grande buraco, configurando-se em área de risco ambiental, urbanístico e à saúde da comunidade. Ali serão realizadas pela equipe multidisciplinar, a cada mês, as atividades: Sensibilização Comunitária, Ação das Águas, Higienização, Implantação de Horta Suspensa e Jardim de Especiarias, Artes e Práticas Sustentáveis Cotidianas, Pegada Ecológica e Conforto Ambiental, Processamento Alternativo de Alimentos, Coleta Seletiva do Lixo, Ações e Criações com Sucatas de equipamentos alternativos, Ações de Educação Ambiental. Em parceria técnica e operacional com a Prefeitura Municipal, será implantado o Bosque de Flores do Cerrado – um parque comunitário sustentável, logo após o aterramento definitivo do buraco. Cada atividade desenvolvida é precedida de ações sociais junto à comunidade local, que é partícipe, cooperativa. Espera-se que o espaço urbano se transforme, se recupere, conferindo usos mais sustentáveis às áreas degradadas. E que, adicionalmente, os moradores da comunidade aprendam novas metodologias ambientalmente sustentáveis; que criem o espaço de produção alimentar com a horta e que aprendam técnicas do processamento de resíduos alimentares tanto para a produção de produtos de higiene quanto de alimentos funcionais – alternativas de práticas para complementação de renda; obtenham noções de uso sustentável dos recursos hídricos, de adotarem a prática de coleta seletiva do lixo; e de práticas sustentáveis cotidianas. A instalação de um bosque de flores do cerrado e um parque comunitário sustentável – onde antes estava o buraco degradado, ex-lixão, espaço de água parada e deteriorada – configurar-se-á na recuperação sustentável, do espaço e da cidadania da comunidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.