Intoxicações causadas por produtos químicos no Vale do São Patrício Estado de Goiás

Autores

  • Walter Dias Junior
  • Moemy Gomes de Moraes
  • Gabriela Marques Pereira Mota
  • Renata Karine de Carvalho
  • Eunice Ivone de Souza
  • Cássia Fernanda Leite de Oliveira
  • Rui Lopes da Silva Junior
  • Thaís Régis Ferreira Borba

Palavras-chave:

Intoxicação exógena, Medicamentos, Agrotóxicos, Raticidas

Resumo

Os produtos químicos são essenciais para a vida humana e animal, pois estão presentes na cura e profilaxia de doenças e até mesmo no aumento da produtividade agrícola. Seu uso indiscriminado e muitas vezes exagerado ocasiona frequentes problemas ambientais e de saúde pública. Apenas 0,025% dos 12 milhões de produtos químicos conhecidos são responsáveis pela maioria das intoxicações. Outro grave problema diagnosticado pela Organização Mundial de Saúde são as subnotificações dos casos de intoxicação. A toxicologia não faz parte do curriculum da Enfermagem, e quando o faz, possui uma abordagem generalizada e superficial. Isso prejudica a capacitação em atendimento toxicológico destes profissionais da saúde, além de minimizar a importância da notificação dos casos de intoxicação. Devido a isso, os enfermeiros carecem de aprimoramento referente às intoxicações mais frequentes e as de maior gravidade. Em vista disso, esse trabalho que advém de um projeto de extensão, objetiva estimar a prevalência de notificações por intoxicações registradas no Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Município de Ceres-GO e alertar os profissionais de saúde sobre a importância da capacitação frente às intoxicações em Unidades de Emergência, sobretudo, no preenchimento correto das fichas de notificação, devido a sua importância para estudos como esse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LIMA, M. A.; BEZERRA, E. P.; ANDRADE, L. M.; CAETANO, J. N.; MIRANDA, M. D. C. Perfil epidemiológico das vítimas atendidas na emergência com intoxicação por agrotóxicos. Ciência, Cuidado e Saúde, v.7. n.3, p.288-294, 2008.

MONTEIRO, P. A. A; CARVALHO-JUNIOR, P. M. Características epidemiológicas dos atendimentos de intoxicações humanas no CEATOX-79 (Marília - S.P.) em 2004. Revista Brasileira de Toxicologia, v.20, n.1 e 2, p.39-45, 2007.

RODRIGUES, D. S. Apostila de Toxicologia Básica. Governo do Estado da Bahia; Secretaria da Saúde do Estado da Bahia-SESAB; Centro de Informações Antiveneno da Bahia-CIAVE. 73p. 2009.

TAUIL, P. L. et al. Características epidemiológicas da demanda do Centro de Informações Toxicológicas do Distrito Federal. Brasília Méd. v.31, n.1-2, p.43-47. 1994.

ZAMBOLIM, C. M. et al. Perfil das intoxicações exógenas em um hospital universitário. Revista Médica de Minas Gerais, v.18, n.1, p. 5-10, 2008.

Downloads

Publicado

2015-08-17

Como Citar

Dias Junior, W., Moraes, M. G. de, Mota, G. M. P., Carvalho, R. K. de, Souza, E. I. de, Oliveira, C. F. L. de, … Borba, T. R. F. (2015). Intoxicações causadas por produtos químicos no Vale do São Patrício Estado de Goiás. RealizAção, 2(3), 55–58. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/realizacao/article/view/5548

Edição

Seção

VI SEREX - SEMINÁRIO REGIONAL DE EXTENSÃO DO CENTRO-OESTE