Arborização urbana e sustentabilidade: estratégias para o planejamento verde no espaço universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20140

Palavras-chave:

Arborização Urbana, Planejamento Urbano, Infraestrutura Verde, Arquitetura Paisagística, Mudanças Climáticas

Resumo

As áreas dentro das universidades brasileiras que possuam espaços livres têm a necessidade de se tornar locais mais biodiversos e com melhor capacidade de resiliência às mudanças climáticas. Diversas pesquisas recentes concluíram que a arborização traz benefícios muito importantes à melhoria do microclima urbano, que vão além dos benefícios sociais e estéticos. Ao longo da história de desenvolvimento das cidades, a vegetação foi utilizada pela arquitetura paisagística para compor cenários e espaços onde a sociedade desempenhava suas atividades. Ainda hoje, alguns planejadores urbanos e tomadores de decisão abordam a arborização urbana principalmente por esse viés. Esse trabalho pretende discutir a necessidade de uma abordagem mais interdisciplinar para a arborização urbana dentro do campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que envolva os conceitos da biologia, da climatologia urbana e da infraestrutura verde, buscando alcançar um espaço urbano de melhor qualidade frente às mudanças climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helio Samudio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018). Atualmente é ativo permanente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: anemia, índios sul-americanos e estado nutricional. Pós-graduação Cursando o Curso de Especialização em Estratégias e Conservação da Natureza pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (2023)

Flávia Gonçalves Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - Campus Dourados - Área: Informática/Desenvolvimento e Desenvolvimento Web/Design Gráfico. Bacharel em Engenharia da Computação com ênfase em Automação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2014). Especialista em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo IF Goiano (2021). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, com linha de pesquisa voltada para Sistemas Computacionais e Dispositivos Aplicados à Saúde (2017). Doutora em Ciências Exatas e Tecnológicas pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT), na área de concentração Metodologia da Ciência e Engenharia de Materiais e linha de pesquisa voltada para Métodos Teórico-Computacionais em Ciência de Materiais (2023).

Referências

ASSIS, A.S. A importância da climatologia urbana para o planejamento e preservação da qualidade ambiental das cidades. 2005.

BENEDICT, M.A.; MCMAHON, E.T. Infraestrutura Verde: Ligando Paisagens e Comunidades. Island Press, 2009.

BONZI, M. A crítica de Rachel Carson em Silent Spring e sua influência nos movimentos ambientalistas. 2013.

BORTOLETO, N. et al. Arborização urbana: planejamento e manejo. São Paulo: Editora XYZ, 2006.

DANTAS, A.R.; SOUZA, R.M. Benefícios da arborização urbana para a saúde mental. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ecologia, 2004.

DIEFENBACH, F.; VIERO, A. Sustentabilidade na arborização urbana: uma abordagem integrada. Curitiba: Editora ABC, 2010.

DOBBERT, D.; ZANLORENZI, L. Benefícios da arborização para o microclima urbano. 2014.

DUARTE, L. A importância da rede de infraestrutura verde nas cidades contemporâneas. 2015.

DUARTE, L. A influência de parques arborizados no microclima urbano. 2010.

EMBRAPA MEIO AMBIENTE. Arborização urbana e qualidade de vida: uma análise dos benefícios das árvores nas cidades. Brasília: Embrapa, 2011.

GOMES, J.; AMORIM, M. Condições climáticas em áreas urbanas: a influência da arborização. Revista Brasileira de Urbanismo, v. 2, pág. 45-58, 2003.

HIGUERAS, L. Adequação do traçado urbano às condições climáticas e territoriais. 2006.

KLIASS, B. Cidades, Sociedade e Arquitetura Paisagística. São Paulo: Editora XYZ, 1993.

LABAKI, L. et al. O papel das árvores na mitigação do calor urbano. São Paulo: Editora Verde, 2011.

LINDENMAIER, R.; SANTOS, P. Planejamento da arborização urbana: desafios e perspectivas. Porto Alegre: Editora Sul, 2008.

MACEDO, C. A Arquitetura Paisagística Brasileira: História e Desenvolvimento. São Paulo: Editora ABC, 1999.

MACEDO, C. A evolução da arborização nas cidades: do jardim da realidade ao espaço público. 1999.

MADUREIRA, J. A evolução da infraestrutura verde nas cidades. 2012.

MASCARELLO, J.; BARBOSA, R.; ASSIS, A.S. Arborização urbana e suas contribuições para a qualidade ambiental. 2017.

MASCARELLO, J.; BARBOSA, R.; ASSIS, A.S. Arborização viária e suas contribuições para a qualidade de vida urbana. 2017.

ORGANIZAÇÃO METEOROLÓGICA MUNDIAL (OMM). Princípios básicos do planejamento urbano sensível às mudanças climáticas. Brasil; 1996.

ORGANIZAÇÃO METEOROLÓGICA MUNDIAL (OMM). Relatório sobre os anos mais quentes registrados no mundo. Brasil; 2023.

PEZZUTO, C. Clima urbano e suas implicações na saúde pública: um estudo comparativo entre áreas urbanas e rurais. São Paulo: Editora do Meio Ambiente, 2007.

PIVETA, K.; SILVA FILHO, J. A importância da arborização para o bem-estar humano nas cidades. Revista de Ecologia Urbana, v. 1, pág. 15-30, 2002.

ROAF, S.; CRICHTON, D.; NICOL, F. A necessidade de ações frente aos efeitos das mudanças climáticas. 2009.

SAQUET, A. Território e ecologia urbana: reflexões sobre a gestão ambiental nas cidades contemporâneas. Curitiba: Editora Universitária, 2007.

SCHUTZER, S. Desafios da infraestrutura verde no planejamento urbano contemporâneo. 2014.

SHINZATO, E. O impacto da vegetação nos microclimas urbanos. 2009.

SILVA FILHO, J. et al. Arborização urbana e suas contribuições para a qualidade de vida nas cidades brasileiras. Revista Brasileira de Botânica, v. 3, pág. 123-134, 2002.

SILVA, J. A presença de áreas verdes como elemento urbanístico nas cidades modernas. 1974.

SILVA, T. Efeitos da vegetação na drenagem urbana: uma análise das árvores como mitigadoras de escoamento superficial. São Paulo: Editora Ambiental; 2008.

Publicado

2025-08-14

Como Citar

Samudio, H., & Fernandes, F. G. (2025). Arborização urbana e sustentabilidade: estratégias para o planejamento verde no espaço universitário. RealizAção, 12(23), e025008. https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20140

Edição

Seção

Artigos