Uso do Instagram como rede social para divulgação de informações técnicas em Zootecnia: estudo de caso na UFVJM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20005

Palavras-chave:

Comunicação, Conhecimento, Instagram, Mídias, Produção animal

Resumo

Este estudo avaliou o potencial das redes sociais como ferramenta para disseminar informações técnicas em zootecnia, visando alcançar produtores rurais e o público em geral. A pesquisa, realizada de janeiro a dezembro de 2021, consistiu na publicação semanal de conteúdo técnico no Instagram, utilizando o perfil oficial do curso de zootecnia da UFVJM (@dzoufvjm) e quatro perfis de estudantes. A análise dos resultados, baseada nos dados fornecidos pelo Instagram, revelou um crescimento significativo no perfil do curso ao longo do período, especialmente no segundo semestre. Embora o aplicativo não forneça parâmetros absolutos para avaliar o desempenho das publicações técnicas, o aumento nas métricas do perfil oficial sugere uma maior credibilidade e confiança por parte do público. O estudo também identificou estratégias eficazes para otimizar o alcance das publicações, como a postagem de conteúdo relevante para o cotidiano do público, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 21h. Em suma, a pesquisa demonstrou que as redes sociais, quando utilizadas de forma estratégica, são uma ferramenta valiosa para a divulgação instantânea de informações técnicas em zootecnia e agronegócio, facilitando a comunicação e a disseminação de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julie Ribeiro Fernandes, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Roseli Aparecida dos Santos, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Gabriel Machado Dallago, Universidade de Manitoba - Canadá

Universidade de Manitoba - Canadá

Marcela Azevedo Magalhães, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Ana Fabrícia Braga Magalhães, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Joyce Lima Macedo, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Geise Leal Santos, Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri

Maria Eduarda Goulart Trindade da Silva Moraes, Zootecnista

Zootecnista

Giuliano Reis Pereira Muglia, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Zootecnista pela Universidade Federal da Grande Dourados, Mestre em Produção Animal pela mesma instituição com ênfase em Forragicultura e Pastagens. Atualmente Doutorando em Produção Animal (PGZ-UFGD).

Referências

ARAÚJO, E. V. F. de; VILAÇA, M. L. C. Sociedade conectada: tecnologia, cidadania e infoinclusão. In: ARAÚJO, E. V. F. de; VILAÇA, M. L. C. (orgs.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias: Unigranrio, 2016. 300 f.

GROSSI, M. G. R., LOPES, A. M., DE JESUS, P. M. GALVÃO, R. R. O. A utilização das tecnologias digitais de informações e comunicação nas redes sociais pelos universitários brasileiros. Texto Digital, v. 10, n. 1, p. 4-23, 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2014v10n1p4

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. PNAD Contínua TIC 2019: internet chega a 82,7% dos domicílios do país. Agência de Notícias, 29 abr. 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/30521-pnad-continua-tic-2019-internet-chega-a-82-7-dos-domicilios-do-pais. Acesso em: 2 jun. 2025.

OLIVEIRA RAMOS, C., DE SENNA, M. L. G. S., CAVALCANTE, R. P., CASTILHO, W. S., DIAS, R. C. Uso de plataformas digitais como ferramenta de estudo durante a pandemia de covid-19. Revista Sítio Novo, v. 7, n. 1, p. 5-17, 2023. DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i1.5-17p

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. 2001. Disponível em: http://goo.gl/4oYb. Acesso em: 2 jan. 2022.

SANTANA, E. B. de. O uso e atuação das redes sociais como ferramenta estratégica de marketing em unidades de informação: estudo de caso da Caixa Cultural Recife. Revista Bibliomar, v. 19, n. 1, p. 125-140, 2020.

SCHIAVONI, J. E. Mídia: o papel das novas tecnologias na sociedade do conhecimento. In: CARDOSO, C. M. (org.). Diversidade e igualdade na comunicação - coletânea de textos do Fórum da Diversidade e Igualdade: cultura, educação e mídia. Bauru: FAAC/Unesp, 2007.

SOUZA, D. 62% dos brasileiros não sabem reconhecer fake news, diz pesquisa. Canaltech, 13 fev. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/brasileiros-nao-sabem-reconhecer-fake-news-diz-pesquisa-160415/. Acesso em: 3 mar. 2022.

Publicado

2025-08-14

Como Citar

Fernandes, J. R., dos Santos, R. A., Dallago, G. M., Magalhães, M. A., Magalhães, A. F. B., Macedo, J. L., … Muglia, G. R. P. (2025). Uso do Instagram como rede social para divulgação de informações técnicas em Zootecnia: estudo de caso na UFVJM. RealizAção, 12(23), e025007. https://doi.org/10.30612/realizacao.v12i23.20005

Edição

Seção

Artigos