Consultoria rural como ferramenta de extensão rural
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v11i22.19306Palavras-chave:
Assessoria rural, capacitação, gestão pecuáriaResumo
O Brasil é um dos maiores produtores de carne bovina no mundo, o país detém cerca de 12% do rebanho mundial, além disso, o país possui uma grande vantagem competitiva, os sistemas à pasto. Todavia, essa vantagem nem sempre é convertida em maior produtividade, dado o nível de degradação das áreas de pastagem, somados ainda à falta de manejos e gestão dos recursos da propriedade. A gestão rural é peça fundamental para o aumento eficiente de produtividade, logo, pode-se dizer que a produção e gestão andam “lado a lado”, nesse sentido, objetivou-se com o presente trabalho avaliar os impactos da consultoria rural (Terra Desenvolvimento) como ferramenta de extensão rural para o assessoramento de produtores rurais. A Terra Desenvolvimento, localizada no município de Campo Grande/MS é uma franquia do Instituto Inttegra, oferecendo diversos serviços, tais como o Programa de Recuperação Gerencial (PRG), o software Metryx e uma plataforma para especialização de capacitação de seus contribuidores e clientes. A consultoria realizada permite um repasse de informações técnicas de forma simples, concisa e assertiva, além disso, os cursos de capacitação permitem tornar os produtores mais independentes, possibilitando-os de executar com maior precisão seus objetivos e, consequentemente, sua renda. Além disso, as consultorias rurais podem ser consideradas como ações de extensão, uma vez que, há um compartilhamento de informações, ideias e experiências, além de uma maior autonomia para os produtores. A extensão rural se faz presente mesmo no ambiente corporativo, logo, figura-se como uma atividade que pode ser realizada por diferentes pessoas e instituições.
Downloads
Referências
Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, ABIEC. Beef Report, 2024. 2024.
ANDRADE, W. da P.; ÁVILA, J. P. C. Estágio supervisionado: a relação entre a teoria e prática reflexiva na formação de futuros engenheiros agrônomos. RealizAção, [S. l.], v. 11, n. 21, p. e024003, 2024. DOI: 10.30612/realizacao.v11i21.18741.
CARLOS, S. M.; ASSAD, E. D.; ESTEVAM, C. G.; DE LIMA, C. Z.; PAVÃO, E. M.; PINTO, T. P. Custos da recuperação de pastagens degradadas nos estados e biomas brasileiros. Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia, Fundação Getúlio Vargas - FGV-EESP, São Paulo, SP, Brasil. 2022.
EL-MEMARI NETO, A. C. Como ganhar dinheiro na pecuária: os segredos da gestão descomplicada. 1ª edição – Paraná, Maringá. 2020.
FARIAS, M. de F. L. de.; OLIVEIRA, E. R. de.; SOARES, J. P. G. Metodologias em diálogos: Perspectivas qualitativas e quantitativas nos caminhos da extensão universitária. In: MENEGAT, A. S.; OLIVEIRA, E. R. de. Saberes e Experiências com a Produção Orgânica e Agroecológica. Editora UFGD. Dourados – MS. p. 256. 2022.
LEONEL, F. S.; BURBARELLI, M. F. C.; ALMEIDA, Alexander Alexandre.; ALVES, C. S.; BELLONI, M. Extensão rural com foco na otimização da nutrição animal: estudo de caso sobre prática e aditivos a produção de bovinos em Mato Grosso do Sul. RealizAção, [S. l.], v. 11, n. 21, p. e024002, 2024. DOI: 10.30612/realizacao.v11i21.18782.
MENEGAT, A. S.; NUNES, F. P.; CONCEIÇÃO, C. A.; OLIVEIRA, E. R. A. Extensão Universitária no Assentamento Areias, Nioaque/MS: diálogos transformando pessoas, saberes e processos de produção. Revista online de Extensão e Cultura –RealizAção, v. 6, n. 12, p. 16–35, 2019. DOI: 10.30612/re-ufgd. v6i12.10731.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Larissa Wolff Gonçalves, Thamiris Wolff Gonçalves, Giuliano Reis Pereira Muglia, Amanda Maria Silva Alencar, Janaina Tayna Silva, Andrea Maria de Araújo Gabriel, Eduardo Lucas Terra Peixoto, Brasilino Moreira Lima, Wesley Silva de Lima, Thaís da Silva Fernandes, Anderson de Souza Almeida, Euclides Reuter de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.