PROJETO RONDON - Operação Lobo Guará: relato de experiência no município de Alto Paraíso de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17047Palavras-chave:
Projeto Rondon, Aprendizagem, Extensão Universitária, ExperiênciaResumo
O Projeto Rondon, prioriza desenvolver ações que tragam benefícios para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública, buscando consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira. Neste sentido, este trabalho desenvolvido no Projeto Rondon – Operação Lobo Guará de 2023, no município de Alto Paraíso de Goias – GO, pelo Grupo B da Universidade Federal da Grande Dourados, teve como objetivo apresentar as principais ações desenvolvidas na comunidade. A participação da UFGD no Projeto Rondon se deu em quatro fases, de acordo com os três pilares que formam a Universidade: I) seleção dos participantes, no qual ocorreu o processo de seleção dos participantes de comum área com o conjunto B; II) desenvolvimento do ensino, com o planejamento, estruturação e reuniões prévias para o desenvolvimento das oficinas; III) pesquisa pela busca em conhecer a realidade e os indicadores das regiões de atuação da IES; e IV) a extensão, primeiro entre os acadêmicos das diferentes IES selecionadas e, logo em seguida, o desenvolvimento das ações nas comunidades do município de Alto Paraíso de Goiás. Foram 14 dias de operação, com mais de 2.300 pessoas atendidas, mais de 25 oficinas realizadas e mais de uma vez cada. Essa troca de conhecimentos entre os rondonistas e os moradores locais foi uma experiência enriquecedora para ambas as partes. É uma oportunidade de aprendizado mútuo, onde os rondonistas podem compartilhar seus conhecimentos e experiências, e os moradores locais podem contribuir com sua sabedoria local e conhecimento cultural.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Defesa. Projeto Rondon. Disponível em: <https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon>. Acesso em: 28 Fev. 2023.
BRASIL. Ministério da Defesa. É dada a largada - Operação Lobo-Guará inicia atividades em Goiás e Minas Gerais. Disponível em: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon/acompanhe/noticias/e-dada-a-largada. Acesso em: 4 Mar. 2023.
DIAS, M. G.; COSTA, A. A. C.; MARTINS, V. A contribuição do Projeto Rondon na formação dos estudantes universitários. REVISTA CIÊNCIA EM EXTENSÃO, v. 17, p. 31-46, 2022. DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p31-46. Disponível em: <https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/3029>. Acesso em: 28 Fev. 2023.
SARAIVA, J. L. Papel da Extensão Universitária na Formação de Estudantes e Professores. Brasília Médica, Brasília, v. 44, n. 3, p. 220-225, 2007.
VIRGOLIN, I. W. C.; KRUG, M. R. . Projeto Rondon: Um Relato de Extensão Universitária.. Cataventos, v. 02, p. 0104-11, 2010. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd156/projeto-rondon-experiencia-de-extensao.htm>. Acesso em: 28 Fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Yuri Kaneko, Alisson Júnior Bueno Nascimento Alves , Amanda Gutierres Andrade, Gabriela Pereira da Silva, Igor da Silva Costa, Jane Corrêa Alves Mendonça, Laiane Alves da Silva Palacio , Mateus de Lima Medeiros, Vera Luci de Almeida, Victor Haj das Chagas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.