Linguagens, códigos e suas tecnologias: como uma ação de extensão pode auxiliar noretorno ao ensino presencial pós pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17009

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino Remoto, Defasagem Educacional

Resumo

O presente relato de experiência busca apresentar uma ação extensionista realizada pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha. Tal ação foi proposta diante da defasagem educacional sofrida pela comunidade escolar durante os dois anos de ensino remoto frente ao cenário pandêmico imposto pelo Novo Corona Vírus 19. Desse modo, na tentativa de atenuar os impactos provocados pelo ensino remoto na rede pública de ensino, a presente iniciativa buscou auxiliar os alunos do terceiro ano do Ensino Médio em uma das áreas propostas pela Base Nacional Comum Curricular, a área de linguagem e suas tecnologias. Nesse passo, como material de apoio, foram utilizados os cadernos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio dos anos anteriores, de modo que os alunos também fossem preparados para a realização desse exame no ano de 2022. Para a organização e realização do curso, foi feito um levantamento da demanda entre as escolas do município que demonstrou a necessidade de ações extensionistas que visassem fortalecer parcerias entre as instituições de ensino em prol da superação da defasagem provocada pelo ensino remoto. Os resultados apontaram para o êxito da ação, pois pôde ser observado que o curso funcionou como uma revisão intensiva do conteúdo trabalhado na referida área ao longo dos três anos do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Lidia Noronha Pereira, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - 2004), pós graduou em Linguística Aplicada ao ensino da Língua Portuguesa (UNINCOR - 2006) e em Gestão Escolar: Supervisão, Orientação, Inspeção e Direção (UNIS - 2011). É Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Vale do Sapucaí (UNIVÁS - 2012/2014) e Doutora em Ciências da Linguagem pela mesma instituição (UNIVÁS - 2014/2017), sendo suas pesquisas financiadas pelo Fundo de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Sua tese de doutorado, intitulada "A (des)estabilização de sentidos para corpo-e-sujeito inscritos pela sexualidade e pelo gênero: efeitos de ruptura", ficou em 2º lugar na etapa nacional do Concurso de Teses e Dissertações da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED). Foi membro do corpo editorial da Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem (ISSN: 2359-2192) criada pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Como professora substituta da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), lecionou a disciplina "Comunicação e Expressão" para os cursos de Engenharia e Licenciatura. Foi professora designada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para ministrar, no curso de Pedagogia, as disciplinas de "Língua Portuguesa"; "Ensino de Ciências", "Pedagogia e suas Multidimensionalidades", "Metodologia Científica", "Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa", "Fundamentos e Metodologias da Língua Portuguesa", "Língua Portuguesa: Oralidade, Leitura e Produção de Texto", Informática aplicada à Educação", "Ludicidade" e "Psicologia da Educação I e II". Ainda, já atuou em outras Instituições de Ensino Superior (Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS) como orientadora e professora das disciplinas de "Literatura Infantil", "Língua Portuguesa", "Políticas Educacionais" e "Metodologia Científica". Publicou conto no Caderno de Educação de Minas Gerais e atua, há 16 anos, como professora de Literatura e Artes no Ensino Médio e cursinhos pré-vestibulares, tendo já trabalhado com os métodos de ensino "Bernoulli", "Positivo", "Objetivo", "Coc", "Soma" e "Ser". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeito, corpo, educação, gênero, travestilidades e literatura. Atualmente, é professora designada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Poços de Caldas, para lecionar no curso de Pedagogia as disciplinas voltadas para o ensino da Língua Portuguesa.

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Pereira, L. N. (2023). Linguagens, códigos e suas tecnologias: como uma ação de extensão pode auxiliar noretorno ao ensino presencial pós pandemia. RealizAção, 10(19), 73–90. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17009

Edição

Seção

Artigos