Linguagens, códigos e suas tecnologias: como uma ação de extensão pode auxiliar noretorno ao ensino presencial pós pandemia
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17009Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino Remoto, Defasagem EducacionalResumo
O presente relato de experiência busca apresentar uma ação extensionista realizada pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha. Tal ação foi proposta diante da defasagem educacional sofrida pela comunidade escolar durante os dois anos de ensino remoto frente ao cenário pandêmico imposto pelo Novo Corona Vírus 19. Desse modo, na tentativa de atenuar os impactos provocados pelo ensino remoto na rede pública de ensino, a presente iniciativa buscou auxiliar os alunos do terceiro ano do Ensino Médio em uma das áreas propostas pela Base Nacional Comum Curricular, a área de linguagem e suas tecnologias. Nesse passo, como material de apoio, foram utilizados os cadernos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio dos anos anteriores, de modo que os alunos também fossem preparados para a realização desse exame no ano de 2022. Para a organização e realização do curso, foi feito um levantamento da demanda entre as escolas do município que demonstrou a necessidade de ações extensionistas que visassem fortalecer parcerias entre as instituições de ensino em prol da superação da defasagem provocada pelo ensino remoto. Os resultados apontaram para o êxito da ação, pois pôde ser observado que o curso funcionou como uma revisão intensiva do conteúdo trabalhado na referida área ao longo dos três anos do Ensino Médio.
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