Apoio às famílias na parentalidade adotiva: contribuições das doulas de adoção junto à comunidade
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.16368Palavras-chave:
Adoção, Parentalidade, Família adotiva, Parentesco, Relações pais e filhosResumo
Serviços à comunidade com políticas públicas de apoio às famílias adotivas, crianças e adolescentes que já vivenciaram rupturas de seus vínculos familiares de origem, é dever do Estado e da sociedade, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. O presente artigo apresenta duas ações do projeto de extensão Doulas de Adoção Brasil que, desde 2019, presta serviço à comunidade durante a transição da parentalidade adotiva, com estratégias de preparação, cuidado e de transição gradual, de crianças acolhidas para a família adotiva, impactando nos vínculos que serão construídos. O Programa Aproximação ocorreu em parceria com uma Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, durante a quarentena da Covid-19, de forma remota e com os cuidados sanitários exigidos, a partir do planejamento de estratégias para auxiliar profissionais do acolhimento e cinco novos pais adotivos na transição durante a aproximação de crianças acolhidas de até um ano de idade. A Roda de Conversa de Adoção, iniciada em 2019, com mais de 40 encontros com pretendentes, famílias adotivas, profissionais e família extensa, funciona como preparação, orientação e apoio na transição da parentalidade e como espaço de partilha importante para desenvolver o pertencimento das famílias. As duas ações de orientação parental na adoção contribuíram para reflexões, construção da adoção como via de parentalidade e vinculações bem-sucedidas[1] entre as crianças adotadas e as novas famílias. Também conscientizam sobre a importância da integração social, comunitária e familiar gradual, saudável e respeitosa na relação entre pais e filhos.
Downloads
Referências
AFONSO, MLM; ABADE, FL To reinvent the Wheels. CITIZENSHIP NETWORK MATEUS AFONSO MEDEIROS - RECIMAM. Belo Horizonte, 2008. Available at: https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/lapip/PARA_REINVENTAR_AS_RODAS.pdf Accessed on September 26, 2022.
BRAZIL. Law 8069, of July 13, 1990. Provides for the Statute of Children and Adolescents and other provisions. Diário Oficial da União , Brasília, 1990. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Accessed on: 12 Aug.2022.
GHIRARDI, MLAM Returning children: a psychoanalytic study . São Paulo: Primavera Editorial. 2015.
INSTITUTE MAKING HISTORY (IFH). Adoption: strategies and care in the transition from foster care to the adoptive family. São Paulo, 2021. Available at: https://www.fazendohistoria.or g.br/blog-geral/2021/1/28/adoo-estratgias-e-cuidados-na-transio-do-alhinho-para- the-foster-family. Accessed on: 20 Aug. 2022.
INSTITUTE MAKING HISTORY (IFH). Foster Families – Welcoming Early Childhood . 2019. Available at: https://www.fazendohistoria.org.br/blog-geral/2019/7/22/ifh-lana-livro-sobre-alhinho-familiar-e-primeira-infncia. Accessed on: 10 Aug. 2022.
INSTITUTE MAKING HISTORY (IFH). História Cruzadas: working with life stories with families with adopted children. São Paulo, 2018. Available at: https://static1.squarespace.com/static/56b10ce8746fb97c2d267b79/t/56f2fea101dbaef17
LALAYANTS, M. Strengthening Caregivers' Adoption Experiences through Support Services. Child Welfare ; Arlington Vol. 98, Ed. 3, (2020): 25-53. https://www.proquest.com/docview/2509358322?fr omopenview=true&pq-origsite=gscholar&parentSessionId=Ax9Kyv9xQPGh9WMqbGHebXYbLpK%2BDe0mDNjVu03DboU%3D
LEVINZON, GK Becoming Parents: Adoption in All Its Steps. 2 edition. Sao Paulo: Blucher. 2020.
MARTORELL, G.; PAPALIA, DE; FELDMAN, RD The child's world: from childhood to adolescence. Porto Alegre: AMGH, 2020.
MISSIO, L. & MISSIO, M. The role of support groups with adoptive families . In.: Pereira, VA (org.). Adoptive Parenting: Studies, Dialogues and Reflections . Curitiba: Brazil Publishing. 2021.
MURADAS, M. & AIELLO, M. Handout Training Course for Adoption Doulas CLASS 2019 . Online. Sao Paulo, 2019.
PAIVA, LD Adoption: meanings and possibilities. São Paulo: House of the Psychologist. 2004.
PEITER, C. Adoption: bonds and ruptures: from the shelter to the adoptive family . Editora Zagodoni, 2016.
PEREZ, CD; ALBIERO, DG; MASSARI, MG; CUNHA, SA Group of suitors for adoption: a construction device and re-signification of parenting. In: Peiter, C.; Ferreira, MRP; Ghirardi, MLAM (Eds.). Helplessness, receptions and adoptions. Psychoanalytic listening. São Paulo: Blucher, 2022.
PEREZ, CD Children in the adoption process: repetition of traumatic experiences and possible ways out. In: Peiter, C.; Ferreira, MRP; Ghirardi, MLAM (Eds.). Helplessness, foster care and adoptions . Psychoanalytic listening. São Paulo: Blucher, 2022.
Portal G1. Irregular adoption seems like an act of love, but it's not good for anyone, says an expert. June 3, 2022. Available at: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2022/06/03/adocao-irregular- seem-ato-de-amor-mas-nao-e-boa -for-nobody-says-expert a.ghtml
SCHETTINI, LF The Pains of Adoption . Curitiba: Juruá. 2017.
SCHETTINI, LF Construction For Coexistence In Adoption. 2020. Available at: https://www.youtube.com/watch?v=Y2pWlynCmHY . Accessed on: 22 Aug. 2022.
SCHWOCHOW, MS & FRIZZO, GB Women Awaiting Adoption: Feelings Presented in Different Stages of This Process. Psychology: Science and Profession, v. 41, n.spe 3, e201165, 1-15. 2021. Available at https://doi.org/10.1590/1982-3703003201165 .
SOUZA, HP Adoption: affective fertility exercise . Sao Paulo: Paulinas. 2008.
WEBER, LND Adopt with Love - A Handbook on the Essentials of Adoption . Curitiba: Juruá. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mayra Aiello Corrêa de Oliveira, Luana Lacaze de Camargo Casella
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.