Programa de atividade física para crianças e adolescentes na Estratégia Saúde da Família - Ribeirão Preto, São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i14.12213Palavras-chave:
Atividade física. Unidade de Saúde da Família. Promoção de saúde. Desenvolvimento humano.Resumo
Este trabalho relata as experiências das fases de planejamento, execução e desenvolvimento do projeto “Diversão na Quadra”, empreendido por profissionais da Unidade de Saúde da Família “César Augusto Arita”, na periferia da cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo. A proposta do “Diversão na Quadra” foi promover a saúde das crianças e dos adolescentes por meio de atividades físicas voltadas para o desenvolvimento global. Os encontros semanais atendiam cerca de 20 crianças e eram realizados na quadra poliesportiva ao lado da Unidade de Saúde. A equipe buscou abordar atividades físicas presentes nas diferentes dimensões da manifestação motora tais como dança, jogos e brincadeiras, comunicação, criação e manuseio de ferramentas. Além da prática de atividade física, foram incorporadas ações como revitalização do espaço utilizado para o desenvolvimento do projeto, eventos sociais e avaliação da aptidão física. De maneira geral, o projeto teve uma boa aderência e aceitação da comunidade. Ao longo do processo, foi demostrado para as crianças e adolescentes a importância da prática de atividade física para promoção da saúde, convívio social e desenvolvimento humano.Downloads
Referências
ANDERSEN, L. B. et al. Physical activity and cardiovascular risk factors in children. British Journal of Sports Medicine, v. 45, n. 11, p. 871–876, 2011.
CENSO, I. B. G. E. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/ribeirao-preto.html. Acesso em: 28 de mai. 2020.
CLEMENTE, F. M. et al. Editorial: Children’s Exercise Physiology. Frontiers in Physiology, v. 11, n. April, p. 1–4, 2020.
CORREIA, M. M. Projetos sociais em educação física, esporte e lazer: reflexões preliminares para uma gestão social. Revista brasileira de ciências do esporte. v. 29, n. 3, maio, 2008, p. 91-105.
GAYA, A. et al. Projeto Esporte Brasil PROESP-Br. Manual de aplicação de medidas e testes, normas e critérios de avaliação. Porto Alegre-RS, 2009.
GUEDES, D. P. Manual prático para avaliação em educação física. Editora Manole Ltda, 2006.
JANSSEN, I.; LEBLANC, A. G. Systematic review of the health benefits of physical activity and fitness in school-aged children and youth. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 7, 2010.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde da Família. Disponível em: https://www.saude.gov.br/artigos/772-acoes-e-programas/saude-da-familia/41285-saude-da-familia. Acesso em: 23 de abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 RealizAção - Revista on-line de Extensão e Cultura
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.