Aportes de la pasantía básica a la formación de psicólogos – experiencias vinculadas al proyecto Relación Madre-Bebé
Palabras clave:
Práctica básica en psicología, Formación de psicólogos, Desarrollo infantil , Relación madre-bebéResumen
Este artículo describe la práctica de la pasantía y su desempeño continuo dentro del proyecto de investigación y extensión: Relación madre-bebé. A partir de esta práctica, desarrollada paralelamente a la pasantía básica en Psicología, se analizaron las habilidades y competencias del pasante, a la luz de los lineamientos curriculares para la formación de psicólogos. Las acciones desarrolladas en esta etapa demostraron ser efectivas en el desarrollo de habilidades enfocadas en el cuidado de la salud, la toma de decisiones, la comunicación, el liderazgo, la administración y gestión y la educación continua.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CESnº5,de15demarçode 2011-Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, estabelecendo normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia. 2011
GOMIDE, P. I. C. Pais presentes, pais ausentes. Petrópolis: Vozes, 2004.
SCHERMANN, L. Avaliação quantitativa e qualitativa da interação mãe-bebê. In: PICCININI, C. A.; MOURA, M. L. S. (org.). Observando a interação pais-bebê-criança. Casa do Psicólogo, p.155-175, 2007.
WILLIAMS, L. C. A.; AIELLO, A. L. R. Inventário Portage Operacionalizado. São Paulo: Editora Mennon,2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Verônica Aparecida Pereira, Fabiana Calixtro Maruchi, Milena Lima Donatto, Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
