Use of maize and sorghum for silage production in a family dairy farm
DOI:
https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i15.13289Palabras clave:
Agropecuária, Bovinocultura, ExtensãoResumen
Objetivou-se com este trabalho auxiliar um pequeno produtor na implantação de área de milho e sorgo para produção de silagem para alimentação de vacas de leite no período da seca, nos anos de 2018 e 2020, sendo caracterizado como uma unidade experimental. O trabalho foi desenvolvido no sitio Mariani, no assentamento Capão Bonito I, município de Sidrolândia- Mato Grosso do Sul. Foram realizadas visitas periódicas para levantamento do sistema de produção da propriedade, sendo então recomendada a implantação de 1,5 ha para produção de silagem e alimentação dos animais no período da seca. Foi realizada análise do solo e recomendação de adubação nas duas áreas de cultivo, com o uso de calcário para correção do pH, já na adubação de plantio indicou-se a aplicação de fosforo na forma de pó de rocha e cama de frango. Na safra do ano de 2018 foi orientado o plantio do milho hibrido K9960 vip3, para produção de silagem, já na safra de 2019 foi recomendado o plantio do sorgo biomassa “sorgo gigante Boliviano” Agri 002E. Assim o plantio do milho e do sorgo proporcionou produção de volumoso suficiente para alimentar os animais no período da seca, mantendo a produção de leite de forma sustentável.
Descargas
Citas
JÚNIOR, J. J. A.; SMILJANIC, K. B. A.; MATOS, F. S. A.; PEROZINI, A. C.; DE SOUSA, J. V. A.; JUNIOR, L. F. R.; LIBERATO, P. V. Análise das variáveis tecnológicas do milho em função das doses crescentes de condicionador pó de rocha. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11, p. 88440-88446, 2020.
MAY, A.; DA SILVA, D. D.; DOS SANTOS, F. C. Cultivo do sorgo biomassa para a cogeração de energia elétrica. Embrapa Milho e Sorgo-Documentos (INFOTECA-E), 2013.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultura-familiar-do-brasil-%C3%A9-8%C2%AA-maior-produtora-de-alimentos-do-mundo. Acesso em: 17 de Maio de 2020.
MONÇÃO, F. P.; ALKIMIN, J. M.; RIGUEIRA, J. P. S.; TOLENTINO, D. C.; CHAMONE, J. M. A.; CARVALHO, C. D. C. S.; ROCHA, M. H. Transferência de tecnologias zootécnicas a agricultores familiares no município de Espinosa/MG. Revista online de Extensão e Cultura Realização, v. 6, n. 11, p. 84-92, 2019.
OLIVEIRA, E.R.; MUNIZ, E.B.; GABRIEL, A.M.A.; MONÇÃO, F.P.; GANDRA, J.R.; GANDRA, E.R.S.; PEREIRA, T.L.; SILVA, M.S.J.; GOUVEA, W.S.; CARMO, A.A.; PEDRINI, C.A.; BECKER, R.A.S. Produção de feno orgânico como estratégia de suplementação volumosa para ruminantes produzidos nas comunidades rurais de Mato Grosso do Sul. Revista online de Extensão e Cultura Realização, v.4, n.8, p-87-97, 2017.
SILVA, R. M.; DA SILVA ARAÚJO, L.; DA CUNHA, P. C. R.; DA SILVEIRA, P. M.; DE SOUSA ALMEIDA, A. C. Adubação nitrogenada em cobertura no feijoeiro em sucessão ao milheto solteiro e consorciado com guanduanão. Revista Agro@mbiente On-line, v. 9, n. 4, p. 361-368, 2016.
VAN SOEST, P.J. Nutritional ecology of the ruminant. Ithaca: Cornell University. 476p. 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.