Cenário Socioambiental do Parque Municipal Arnulpho Fioravanti, Dourados (MS)

Autores/as

  • Fernanda Cano de Andrade Marques
  • Alison de Souza Oliveira Discente no curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jairo Campos Gaona Docente no curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i9.8546

Palabras clave:

Área verde. Manejo. ZEIA.

Resumen

As mudanças bruscas nas cidades acarretam impactos no meio ambiente, principalmente quando não são geridas de forma adequada. O presente trabalho teve como objetivo propor um cenário ambiental para o Parque Municipal Arnulpho Fioravanti, enquanto espaço público, como subsídio a propostas de manejo para áreas verdes urbanas atendendo a lei, as demandas da população, a oferta de serviços e o cuidado com o ambiente. A caracterização ambiental do parque usou Protocolo de Avaliação Rápida Ambiental - RAP e posteriormente elaborada uma Matriz SWOT e o cenário ambiental em ambiente SIG Quantum Gis versão 2.14. De acordo com o RAP o parque é um ambiente impactado (24 pontos), sendo assim, são propostos para o parque ações como a recuperação da área de preservação permanente, elaboração de um plano de manejo, revitalização e manutenção das áreas poliesportivas e entre outras. Portanto, há necessidade de oferta de diversidade de serviços, cultura, esporte e lazer, estruturas e ocupação sustentáveis integradas as funções de parque como área verde e ZEIA obedecendo os limites de uso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Cano de Andrade Marques

Discente no curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Citas

BUCCHERI FILHO, A.T. e NUCCI, J.C. Espaços livres, áreas verdes e cobertura vegetal no bairro Alto da XV, Curitiba/PR. Revista do Departamento de Geografia, 18: 48-59, 2006.

BRASIL. Lei de proteção da vegetação nativa - Lei n°12.651, de 25 de maio de 2012. Institui o Novo Código Florestal Brasileiro, Brasília: Governo Federal, 2012.

DOURADOS. Lei verde, Política Municipal do Meio Ambiente - Lei Complementar n° 055, Dezembro de 2002.

DOURADOS. Lei 205/2012, Uso e ocupação do solo, zoneamento e sistema viário, Dourados, MS, Outubro de 2012.

MARQUES, F.C. A.; OLIVEIRA, A. S.; GAONA, J. C. Cenário Ambiental do Parque Arnulpho Fioravanti, Dourados (MS). IV ENEPEX Possibilidades na Formação Acadêmica e o Sucesso na Inserção no Mundo do Trabalho, Dourados, 02 a 04 de outubro de 2017. Disponível em:

http://eventos.ufgd.edu.br/enepex/anais/arquivos/2466.pdf.

MATSUMOTO, M. L.; PEREIRA, Z. V.; GONÇALVES, J. P.; SANGALLI, A.; FERNANDES, S. S. L. Avaliação ambiental do Parque urbano Arnulpho Fioravante para adoção de estratégias de restauração. Boletim Paranaense de Geociências, v. 66-67, p. 51-60, 2012.

Publicado

2018-11-08

Cómo citar

Marques, F. C. de A., Oliveira, A. de S., & Gaona, J. C. (2018). Cenário Socioambiental do Parque Municipal Arnulpho Fioravanti, Dourados (MS). RealizAção, 5(9), 41–47. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i9.8546

Número

Sección

Artigos